• Edições Virtuais
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
quarta-feira, 28 de outubro de 2026
Desenvolve Itaquera
  • Itaquera & Região
    • Itaquera & Região
    • CDL Itaquera
    • Esportes
    • Habitação
    • Meio Ambiente
    • Obras Públicas
    • Opinião
    • Perfil
    • Poder Público
    • Saúde
    • Segurança
    • Transporte Público
    • Um mundo bem melhor
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Fala, Itaquera!
  • Gastronomia
  • Agenda
  • História
  • TV Desenvolve
  • Veja Mais
    • Artigos / Colunas
      • Artigos
      • Coluna Direito
      • Coluna Sebrae
      • Coluna Senac
      • Coluna OAB
      • Marketing
    • Beleza & Saúde
    • Construção e Reforma
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Mercado Imobiliário
    • Mulher
    • Mundo Pet
    • Receitas
    • Tecnologia
    • Veículos
    • Vitrine
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Itaquera & Região
    • Itaquera & Região
    • CDL Itaquera
    • Esportes
    • Habitação
    • Meio Ambiente
    • Obras Públicas
    • Opinião
    • Perfil
    • Poder Público
    • Saúde
    • Segurança
    • Transporte Público
    • Um mundo bem melhor
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Fala, Itaquera!
  • Gastronomia
  • Agenda
  • História
  • TV Desenvolve
  • Veja Mais
    • Artigos / Colunas
      • Artigos
      • Coluna Direito
      • Coluna Sebrae
      • Coluna Senac
      • Coluna OAB
      • Marketing
    • Beleza & Saúde
    • Construção e Reforma
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Mercado Imobiliário
    • Mulher
    • Mundo Pet
    • Receitas
    • Tecnologia
    • Veículos
    • Vitrine
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Desenvolve Itaquera
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Câmara de São Paulo aprova projeto que regulariza imóvel na zona leste

28 de outubro de 2026
Tempo de Leitura: 5 minutos
0 0
A A
Aprovado em 1° turno, projeto viabiliza regularização fundiária na zona leste; 890 famílias serão beneficiadas
Facebook
Twitter
Whatsapp

Aprovação do projeto de regularização fundiária

O Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (28/10) um projeto do governo da capital para viabilizar a regularização fundiária em uma área da zona leste da cidade. A medida irá beneficiar 890 famílias.

A matéria, apresentada no PL (Projeto de Lei) 736/2026, passou em 1° turno e de forma simbólica – ou seja, sem registro nominal no painel eletrônico. Para colocar em prática a proposta, o texto propõe alterações nos alinhamentos viários da Avenida Vice-Presidente José Alencar Gomes da Silva, conhecida como Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, no distrito de São Rafael.

De acordo com o Projeto de Lei, está previsto um novo traçado para um trecho de aproximadamente 700 metros da avenida – entre a faixa da Transpetro e o limite com Mauá, cidade da Região Metropolitana. Segundo a Prefeitura, a via foi construída, mas “implantada em traçado da lei original”.

Matérias Relacionadas

Fábricas de Cultura levam coletivo à exposição de Día de Muertos no Memorial da América Latina

Fábricas de Cultura estreiam mural coletivo no Memorial da América Latina

1 hora atrás
Polícia Civil recupera celulares roubados e prende um suspeito durante operação na Grande SP

Polícia civil recupera celulares roubados em operação na Grande SP

1 hora atrás
Carregar mais
publicidade
Caiu em Itaquera já era!Sua marca para os leitores do Jornal, Portal, TV, Podcast e Rede Social!Quero anunciar →

Líder do governo na Casa, o vereador Fabio Riva (MDB) explicou que havia o desenho de um alinhamento viário para a região. Porém, Riva disse que com a presença de algumas famílias no local, houve uma mudança no traçado.

“A previsão está sendo revogada, porque o viário não existe. Estamos alinhando ao que foi construído posteriormente (à previsão)”, falou Riva.

A justificativa apresentada no projeto “prevê o reassentamento de 890 famílias, as quais deverão ser alocadas na área localizada junto à Av. Jacu-Pêssego e à Rua Nina Simone” – trecho que também está no perímetro dos alinhamentos atuais.

“Essa mudança vai propiciar fazer a regularização fundiária, ou seja, escritura de graça através de uma lei que nós aprovamos na Câmara Municipal e que eu sou autor para essas pessoas receberem a escritura do seu terreno”, disse Riva.

Nos encaminhamentos de votação, o vereador Alessandro Guedes (PT) falou que a bancada é favorável ao PL. Para o parlamentar, o novo traçado consolidado na região de São Mateus vai beneficiar famílias com a regularização fundiária no antigo traçado.

“É o sonho de todo bairro que um dia foi ocupação é se regularizar. As famílias precisam disso. O que eu gostaria de destacar é que eu vou apresentar em segunda votação uma emenda ao projeto para a região de Cidade Tiradentes, que precisa de um novo viário para desafogar todo trânsito que prejudica demais os moradores.”

Criação de Comissão Especial para avaliar pedido de impeachment

Durante a sessão, os vereadores Amanda Paschoal (PSOL), Celso Giannazi (PSOL) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL) protocolaram o RPP (Requerimento de Plenário com Processo) 11/2026. O documento cria uma Comissão Especial para avaliar um pedido de impeachment do prefeito Ricardo Nunes (MDB) por possíveis crimes eleitorais.

De acordo com os parlamentares que apresentaram o requerimento, houve descumprimento da ordem judicial sobre a disponibilização do transporte público no dia 25 de outubro – segundo turno das eleições – além de outras irregularidades.

O 1º presidente da Casa, vereador João Jorge (MDB), falou sobre o documento. Ele explicou que os vereadores que fazem a denúncia não podem integrar a comissão. “Trata de denúncia contra o prefeito Ricardo Nunes nos termos do Artigo 390 do Regimento Interno. Esse requerimento precisa ser lido em sessão no prazo de até cinco dias, após o recebimento. Também deverá ser eleita uma Comissão Especial para avaliação da denúncia”.

Os líderes das sete maiores bancadas da Câmara Municipal de São Paulo indicaram os integrantes que irão formar a Comissão Especial: Hélio Rodrigues (PT), Dra. Sandra Tadeu (PL), Rubinho Nunes (UNIÃO), Sandra Santana (MDB), Luana Alves (PSOL), Kenji Ito (PODE) e Major Palumbo (PP).

“Deve ser apresentado um parecer indicando se a denúncia deve ser transformada em acusação ou não, pela admissibilidade ou não. Havendo parecer pela admissibilidade, o Plenário dá continuidade se acata ou não. Caso a Comissão Especial recuse, acaba por lá, assunto encerrado por lá mesmo”, disse João Jorge.

O parlamentar ressaltou ainda que cabe ao vereador mais idoso fazer a convocação da primeira reunião. No primeiro encontro serão definidos o presidente e o relator. Seguindo o critério da idade, a vereadora Dra. Sandra Tadeu convocou os demais integrantes. “Como presidente mais idosa, com muita honra e com muita experiência, eu convoco os sete membros para a primeira reunião desta Comissão para amanhã, quinta-feira, às 16h30, na Sala Tiradentes”.

Autora do requerimento, a vereadora Amanda Paschoal afirmou que o pedido de impeachment é necessário para “defender a democracia”. “Nós vimos uma conduta completamente criminosa do prefeito Ricardo Nunes na execução do segundo turno em não cumprir uma ordem judicial de ter 100% das frotas dos ônibus à disposição dos eleitores aqui da cidade de São Paulo. Infelizmente, ele colocou apenas à disposição 70% da frota”.

O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, vereador Alessandro Guedes, disse que a bancada é a favor da admissibilidade do processo de impeachment. “Entendemos que o crime eleitoral foi cometido com a retirada dos ônibus no dia da votação, preocupado com a orientação política do eleitor. Isso deve ser investigado e, se comprovado, deve ser punido”.

Já o líder do MDB na Casa, vereador Marcelo Messias, vê um “excesso” nos argumentos usados no requerimento. “Eu acho que a comissão pode ser formada, mas vejo um excesso. Não há necessidade de se ter um impeachment do prefeito Ricardo Nunes. A eleição não foi prejudicada por falta de ônibus. A frota no segundo turno foi muito maior do que no primeiro turno. Não tivemos nenhum motivo para dobrar a frota ou colocar 100% dos ônibus na rua”.

Messias falou que todas as empresas de ônibus foram informadas para colocar 100% da frota nas ruas às 13h32 do dia anterior à votação. “Nós passamos de mais de 8 mil ônibus nas ruas de São Paulo. Eu andei pela cidade e não vi ninguém sofrendo por falta de ônibus. Eu tenho certeza de que o processo eleitoral não foi prejudicado. Acho desnecessário fazer o impeachment do prefeito Ricardo Nunes, que vem trabalhando muito pela cidade”.

Outros projetos aprovados e próximos passos

Ainda na sessão desta quarta, o Plenário aprovou dois projetos de vereadores:

– PL 403/2025 (1ª discussão, aprovado por maioria absoluta): de autoria dos vereadores Janaina Paschoal (PP), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Dra. Sandra Tadeu (PL), determina que a interrupção de gestação decorrente de estupro seja notificada à autoridade policial, e que tecidos fetais ou embrionários sejam preservados para perícia genética.

– PL 550/2025 (2ª discussão, aprovado por maioria absoluta): apresentado por Thammy Miranda (PSD), Simone Ganem (PODE) e Adrilles Jorge (UNIÃO), estabelece a obrigatoriedade de teste de glicemia capilar nas triagens de urgência e emergência em hospitais, prontos-socorros e UBSs de São Paulo.

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (03/11), às 15h, com transmissão ao vivo pelo Portal da Câmara.

Fonte: CMSP

publicidade
Caiu em Itaquera já era!Sua marca para os leitores do Jornal, Portal, TV, Podcast e Rede Social!Quero anunciar →

MatériasRelacionadas

Fábricas de Cultura levam coletivo à exposição de Día de Muertos no Memorial da América Latina
Últimas Notícias

Fábricas de Cultura estreiam mural coletivo no Memorial da América Latina

28 de outubro de 2026
Polícia Civil recupera celulares roubados e prende um suspeito durante operação na Grande SP
Últimas Notícias

Polícia civil recupera celulares roubados em operação na Grande SP

28 de outubro de 2026
Previsão do tempo para quinta-feira (29), em SP: tempo instável
Últimas Notícias

SP em alerta para temporais e chuvas intensas nesta quinta

28 de outubro de 2026
Governo de SP envia ajuda humanitária a Monte Mor após cheia do Rio Capivari nesta quarta-feira (28)
Últimas Notícias

Governo paulista envia ajuda humanitária para Monte Mor após enchente

28 de outubro de 2026
publicidade
Caiu em Itaquera já era!Sua marca para os leitores do Jornal, Portal, TV, Podcast e Rede Social!Quero anunciar →

AS + LIDAS

  • Aplicativo Remédio Agora

    Aplicativo Remédio Agora no Maria Zélia

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 0
  • Curso profissionalizante gratuito em Itaquera

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cursos gratuitos na Obra Social Dom Bosco

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Biometria pode ser feita no Poupatempo

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tweet 0
  • Linha 2-Verde do Metrô: obra entre Vila Prudente e Penha será retomada

    6 compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 0
  • Memorial em homenagem às vítimas da Covid é inaugurado no Parque do Carmo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Carregando previsão…

O Grupo Desenvolve Leste valoriza a região de Itaquera e seus quase 1.000.000 de habitantes.

Siga-nos também nas redes sociais:

@desenvolveitaquera

(11) 3136-2564 (Atendimento)

Entre e participe do grupo do Desenvolve Itaquera no Whatsapp e faça parte ativamente de questões da região.

Apoio:

  • Edições Virtuais
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Desde 2015 | Grupo Desenvolve Leste | Orgulho de ser Itaquera!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Itaquera & Região
    • Itaquera & Região
    • CDL Itaquera
    • Esportes
    • Habitação
    • Meio Ambiente
    • Obras Públicas
    • Opinião
    • Perfil
    • Poder Público
    • Saúde
    • Segurança
    • Transporte Público
    • Um mundo bem melhor
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Fala, Itaquera!
  • Gastronomia
  • Agenda
  • História
  • TV Desenvolve
  • Veja Mais
    • Artigos / Colunas
      • Artigos
      • Coluna Direito
      • Coluna Sebrae
      • Coluna Senac
      • Coluna OAB
      • Marketing
    • Beleza & Saúde
    • Construção e Reforma
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Mercado Imobiliário
    • Mulher
    • Mundo Pet
    • Receitas
    • Tecnologia
    • Veículos
    • Vitrine

© Desde 2015 | Grupo Desenvolve Leste | Orgulho de ser Itaquera!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

WhatsApp