Por Cintia Martins – Consultora de Negócios Sebrae-SP
É mais do que comum encontrar empresas com 10-20 anos de mercado, sem nunca terem refletido e escrito sobre sua Missão, Visão e Valores. Essa ferramenta existe para auxiliar na direção estratégica da empresa, desde as operações até a contratação e motivação da equipe. Também é muito útil por auxiliar o empreendedor na reflexão do seu papel, o espaço que a empresa ocupa na sociedade e cadeias produtivas em que está inserida.
Parar e dedicar tempo para essa ferramenta pode ser um excelente ponto de partida na definição de metas, na criação de planos de ação e até mesmo redefinição do posicionamento no mercado. Ao pensar sobre essas questões, os empresários devem imprimir a sua essência, ter bem claro o propósito pelo qual a empresa foi criada e a razão da sua existência. Pode soar um “pouco romântico”, porém faz toda diferença.
Iniciando pela Missão, algumas perguntas básicas devem ser respondidas: por que um dia decidi abrir esta empresa? Quais são os diferenciais estratégicos e competitivos que a minha empresa possui? Quais benefícios oferecemos para nossos clientes? Uma missão não deve ser apenas uma frase bonita, ela deve ser vivida e reconhecida por todos os stakeholders, ou seja, desde proprietários, líderes, funcionários, fornecedores até clientes.
O segundo passo é definir a visão, ou seja, é preciso responder onde quero chegar, e em qual espaço de tempo. É uma visão de futuro, com prazo determinado. Normalmente se trabalha um período de 2 a 5 anos, mencionando-se os objetivos pretendidos nesse período. A visão não é estática e deve ser revista frequentemente, sempre que atingida as metas propostas, da mesma forma que novas metas devem ser criadas.
O último passo é a identificação dos valores e princípios que estão presentes em todos os processos. Funcionam como pilares para a busca dos resultados da empresa e a forma como ela se relaciona em todas as esferas.
Mais do que estar em uma placa ou quadro exposto, a missão, visão e valores deve ser vivida e percebida por todos os envolvidos. Essa é uma receita básica e com 3 ingredientes que auxiliam nas estratégias, atuação e na comunicação interna e externa.
Use sua inspiração, escreva seus propósitos, seja verdadeiro. Evite generalizar e ser óbvio demais. Entretanto, pense em uma missão que traduza e oriente a existência da sua empresa, contribuindo para sua sustentabilidade no mercado.
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