O Parque Natural Municipal (PNM) Fazenda do Carmo, em Itaquera, pode ser visitado sem autorização prévia todas as terças-feiras. Com uma área 449 hectares, o parque está localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Parque e Fazenda do Carmo.
Sua sede é a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável do Estado de São Paulo, gerida pela Fundação Florestal, distando cerca de 19 km da região central da capital paulista. Está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e na Sub-bacia Aricanduva. O PNM Fazenda do Carmo integra o Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
PRESERVAÇÃO
As principais ameaças são o fogo, o desmatamento indevido, a ocupação irregular e o descarte de resíduos em locais impróprios. Já os remanescentes de vegetação de seu entorno favorecem sua conservação, criando um Corredor Ecológico Urbano que o liga à região das nascentes do Rio Aricanduva.
O parque possui os seguintes atrativos e equipamentos: Trilha da Preguiça; Área aberta para piquenique; Biblioteca comunitária; Banheiro masculino e feminino e para portadores de necessidades especiais; Administração, com destaque sua construção com projeto arquitetônico sustentável, e estacionamento para veículos.
“Sempre um dia por semana e aos fins de semana e feriados, esses parques podem ser visitados”, explica Anita Correia de Souza Martins, diretora na SVMA. “Nesses parques, o importante é a conexão com a natureza. As pessoas podem fazer as trilhas, usar as áreas de lazer como o parquinho e o espaço para piquenique”, completa.
SERVIÇO
Visitação ao Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo: todas terças-feiras, das 8 às 17 horas. Endereço: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera.
Discusão sobre post