Home Educação A criança e o estresse

A criança e o estresse

298
0
COMPARTIHAR

O termo estresse foi emprestado da física, onde se designa a tensão e o desgaste a que estão expostos materiais diversos, segundo a Wikipédia.
Muitos autores, especialistas, educadores têm suas opiniões sobre esse tema.
Violet Oaklander, terapeuta infantil contemporânea, cujo trabalho tem a influência da metodologia de Gestalt Terapia – se concentra na existência e nas experiências de cada indivíduo, considerando os contextos sociais e ambientais de cada um.
Acredito e concordo com seu trabalho, pois nas crianças, a agressividade nem sempre é intencional, é uma resposta de algo que incomoda essa criança, faz parte de seu aprendizado – escolar e de vida. A agressividade acumulada, se reprimida pode desencadear uma serie de reações, inclusive uma crise de estresse.
Importante observar e prestar atenção se as crises são constantes ou não; procurar um especialista, de preferência um psicólogo que trate corpo e mente e que não faça meia dúzia de testes e dê um diagnóstico incorreto. É preciso entender o ambiente, os cuidadores e o momento de vida da criança.
Os pais e cuidadores têm enorme influência no comportamento de seus filhos; são seu norte, seu vinculo afetivo nos momentos difíceis. Mães e pais: convivam mais com suas crianças, deem carinho, amor, afeto. Brinquem mais, façam um bolo juntos, preparem um sanduíche e um suco e aproveitem para curtirem um piquenique preparado por vocês, pai e filho.
Sugestão de locais para o passeio: Parque Ecológico do Tietê, Parque do Carmo – Olávo Egydio Setúbal, Parque Ceret e Parque do Piqueri. Locais lindos e gratuitos.

Por Rita Puosso – Psicopedagoga • Puosso@uol.com.br

DEIXAR UMA RESPOSTA