Buracos, sinalização precária e uma zeladoria que deixa, e muito, a desejar. Este é o retrato de uma das vias mais importantes da Zona Leste: a Avenida Jacu-Pêssego. Inaugurada em 1996 e com 16 km de extensão, a interligação ajudou no crescimento do extremo leste e dá aos motoristas a possibilidade de ir da Rodovia Ayrton Senna à Avenida Ragueb Chohfi (antiga Estrada do Iguatemi). Além disso, dá acessos a diversos bairros, sendo considerada de tráfego intenso.
GALHOS
Atendida por mais de uma subprefeitura, o trecho que pertence à Itaquera retrata bem o que vem acontecendo ao longo do caminho. A começar pelos eucaliptos. Plantados no canteiro central da avenida, muitos galhos ficam pendurados e prestes a cair em cima dos veículos. Isso porque, as rajadas de vento que se tornaram frequentes, aliadas aos temporais, viram a combinação perfeita para derrubar os galhos. Quando não, eles racham e ficam pendurados por um bom tempo, até se soltarem por completo.
OCUPAÇÃO
Outro problema é com relação à ocupação do canteiro central por moradores de rua. Isso mesmo. A região, assim como muitos outros pontos da cidade, também sofre com a falta de atuação da Prefeitura, mais precisamente da Secretaria de Assistência Social. As barracas podem ser vistas em vários trechos, assim como a sujeira que, por consequência, é ocasionada pelos barracos improvisados.
ASSALTOS
Alguns leitores, inclusive, chegaram a relatar o medo de assaltos ao longo da avenida. Isso porque pessoas mal intencionadas aproveitam a falta de zeladoria para se esconder, e até consumir drogas e bebidas, entre a mureta de concreto e o mato alto no canteiro central. À noite, com a falta de iluminação, quem para em decorrência do trânsito, dos faróis ou simplesmente atravessa nas faixas de pedestre, pode se tornar vítima de assaltantes.
BURAQUEIRA
Com um asfalto bem irregular, não é difícil encontrar buracos, fissuras, remendos e solapamentos. Estas imperfeições, mais a alta velocidade dos carros (é importante destacar que, embora a velocidade máxima seja de 50km/h, poucos motoristas a respeitam), facilitam a ocorrência de acidentes. Aliás, por mais de uma vez a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – qualificou a Avenida Jacu-Pêssego como sendo uma das mais perigosas da cidade, com um dos maiores índices de atropelamentos.
CORREDOR
Para completar este cenário, a falta de sinalização de solo também pode ser presenciada em alguns pontos. Com um tráfego de caminhões intenso, eles, e os ônibus, se misturam aos veículos de passeios.
Parte do problema poderia ser resolvido com a execução do projeto da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) do corredor de ônibus da Avenida Jacu-Pêssego. Chamado de BRT Metropolitano Perimetral Leste, o projeto era para ter sido entregue antes da Copa de 2014. Entretanto, continua engavetado.
DE OLHO
Será que a nova administração dará a devida importância que a Avenida Jacu-Pêssego merece? As lideranças e Entidades de Itaquera estarão de olho e irão cobrar, do novo prefeito Doria e do Prefeito Regional nomeado, a zeladoria que esta importante via merece ter.
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