Inserido no projeto Operação Urbana Rio Verde Jacu, o Parque Linear Rio Verde está deixando muitos moradores preocupados. As rondas policiais não estão sendo suficientes e os assaltos e consumo de entorpecentes estão se tornando cada vez mais frequentes, principalmente no período noturno.
Moradores chegaram a pedir que a Prefeitura invista em atividades programadas no local e esteja mais presente no parque. Atualmente basta chegar e usar os equipamentos disponibilizados, como as quadras e as pistas de skate, e só.
A interligação da ciclovia da Avenida Radial Leste com o Parque Linear e o Parque do Carmo, ainda continua apenas no papel.
O campo existente no local também está sendo alvo de críticas por Entidades do bairro. De acordo com o Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera, o mesmo não tem metragem adequada e não consta no projeto original da Prefeitura. Além disso, não há vestiários e atividades oficiais. Entre as propostas da Entidade está revitalizar os campos próximos ao endereço, já consolidados, com estrutura apropriada e partidas organizadas. Caso do campo Morro do Falcão e do Parque do Carmo.
A falta de zeladoria é outro problema. Parece que o espaço não é cuidado há meses, sendo visível a deterioração de toda a sua estrutura. Não há canteiros floridos e a jardinagem também foi esquecida.
Com acesso pela Avenida Itaquera, Rua Tomazzo Ferrara e Rua Castelo do Piauí, e com o objetivo de interligar o centro do bairro à estação Itaquera do Metrô, sua área é de 734.696,25 m². Na grande marquise construída para abrigar atividades socioambientais, os projetos também não acontecem.
O parque foi criado com o objetivo de buscar uma solução que conciliasse as exigências ambientais e urbanísticas da área, de acordo com a própria Prefeitura.
O projeto foi desenvolvido para recuperar a vegetação ciliar em grande parte das margens do rio e córrego, contribuindo com a drenagem urbana ao garantir as áreas de preservação permanente do córrego do Rio Verde, afluente do Rio Jacuí.
Meio Ambiente
Subprefeitura Itaquera deve limpar imediatamente o córrego Rio Verde
O fato lamentável vem sendo alvo de inúmeras reclamações de moradores há muito tempo e chegou à redação do Desenvolve Itaquera. As reivindicações são para que a Subprefeitura Itaquera faça a limpeza imediata do córrego Rio Verde, na altura da Rua Tomazzo Ferrara, pois o que está jogado lá é fruto de obra da própria municipalidade.
A via chegou a ser interditada para as obras do Corredor de Ônibus Itaquera/Líder e é impossível não dizer que, o que está nas margens do córrego não seja proveniente de uma obra. Há, inclusive, parte do que seria uma viga. A pergunta que fica é: isso pode? Claro que não.
A situação não deve continuar desta maneira. A Subprefeitura Itaquera deve retirar o entulho do local, mesmo estando no meio de um processo de transição de governo. As chuvas de verão estão se aproximando e isso contribuirá para as enchentes na região, pois a água não irá fluir como deveria. Fica o alerta.
AJUDE A SALVAR OS RIOS DA REGIÃO
De que forma? Não jogando nenhum tipo de objeto, lixo ou entulho em suas margens e leito. A Prefeitura é a principal responsável por manter os córregos limpos, mas os moradores também podem fazer a sua parte. Todos querem uma Itaquera melhor. Então, se cada um fizer um pouquinho, todos sairão ganhando, principalmente o meio ambiente.
Paralelo a tudo isso, você sabia que a concessionária Sabesp tem um projeto muito bacana denominado Córrego Limpo? Através da união entre Governo do Estado e Prefeitura, ações são realizadas para ajudar a mudar o cenário atual de degradação dos córregos.
Além de operações técnicas e operacionais que impedem que os esgotos cheguem até os córregos, entra também em ação a “Operação Natureza”, que envolve a participação direta dos moradores. Simples mudanças de atitude, como não colocar o lixo domiciliar e de estabelecimentos comerciais fora do horário estipulado, não jogar nas calçadas sacolas, latinhas, papel, papelão, entre outros tipos de objetos, assim como fazer a ligação correta dos esgotos, contribuem de forma significativa com o programa. A explicação é bem simples: quando chove, a sujeira toda é levada às galerias de águas pluviais que, consequentemente, desembocam nos córregos.
NA REGIÃO
Já que agora, na próxima gestão, dois candidatos do mesmo partido conduzirão o Estado e a Prefeitura, quem sabe este projeto ganha força e venha a ser executado com rigor na região. Mais uma questão importante para ser cobrada pelos moradores e entidades na futura Prefeitura Regional Itaquera, em 2017.
Discusão sobre post