Em 1950, um grupo de empresários se uniram em busca de relacionamento, troca de conhecimento e representatividade na política local, fundando assim a primeira CDL, uma entidade de classe que reúne empresas em busca de um bem coletivo, alavancando os negócios.
A constante busca por aumentar as vendas, em conjunto com a criatividade brasileira do empresário e dos clientes, fizeram com que os lojistas brasileiros criassem a modalidade de pagamento por meio do crédito para consumo, conhecido popularmente como crediário, carnê, venda parcelada ou até o mesmo o antigo fiado. Esta iniciativa do lojista, de financiar diretamente aos seus clientes, foi um sucesso, pois permitiu a realização de sonhos, e para os lojistas o aumento das vendas e acréscimo de ganhos financeiros, como juros, multa etc., tornando o negócio ainda mais lucrativo.
Considerando o sucesso do novo modelo de negócio, houve também um aumento de problemas de inadimplência e fraude. Afinal, como saber se aquele cliente é ou não um bom pagador? Será que ele já se beneficiou de algum crédito fornecido por outros lojistas? Será que ele possui financiamentos em aberto ou inadimplência?
Como este problema era comum entre diversos lojistas, eles perceberam a oportunidade de compartilhar informações sobre seus clientes inadimplentes dentro de um ambiente seguro e de confiança para transitar informações sensíveis, como potenciais clientes e bons ou maus pagadores, originando assim, o Serviço de proteção ao Crédito (SPC) dentro de uma CDL.
E, com o passar dos anos, houve uma grande evolução para que fosse possível chegar em um sistema que, atualmente, gera resultados incríveis para o mercado, para os empresários e para a população.
Em 7 de setembro de 1975, nasceu o Clube dos Lojistas de Itaquera. A entidade, atual CDL Itaquera, nasceu com propostas de atuação e representatividade abrangentes e hoje é um dos organismos que não só acompanha, como contribuiu ativamente com o desenvolvimento do distrito.
Itaquera continua crescendo. O setor comercial acompanhava esse ritmo, ao mesmo tempo em que identificou a necessidade de se criar uma Entidade que proporcionasse mais autonomia para a articulação de ações específicas e protocoladas, capaz de prestar bons serviços aos associados e clientes.
A partir dessa necessidade efetivou-se a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera, que foi imediatamente filiada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo e à Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas.
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