Novo terminal de ônibus está sendo construído ao lado do atual
Importante bairro da cidade, a região se tornou a capital da Zona Leste
Em novembro, Itaquera comemora seus 330 anos de existência. Com uma história de muitas conquistas e desenvolvimento, o bairro tem a origem de seu nome advinda do tupi guarani “ita = pedra, quera = dura”. Quanto à sua data de fundação, não se tem uma certeza absoluta de quando ocorreu. Mas, apesar disso, é importante saber que a primeira referência à região surgiu em uma Carta de Sesmaria, em 1686. Depois, já em 1820, fala-se do início da povoação em um precário rancho conhecido como “Casa Pintada”. No local, viajantes paravam para descansar e reabastecer suas provisões.
Segundo alguns dados históricos, a povoação de Itaquera começa a se desenvolver de maneira mais sólida a partir da inauguração da estação de trem, no dia 6 de novembro de 1875, provável data escolhida pela comunidade como a do aniversário.
A festa ficou completa quando, no fim do século XIX, parou no bairro a primeira “Maria-Fumaça” da antiga Estrada de Ferro do Norte. Ao mesmo tempo começou, também, a era do automóvel, seguida depois pelo motor a diesel, a explosão, a manivela, a eletricidade e a vapor.
Em 1890, duas personalidades sociais e políticas vieram para Itaquera e adquiriram grandes extensões de terra.
Um foi o dr. Rodrigo Pereira Barreto, fazendeiro em Ribeirão Preto e sertãozinho que vendeu sua fazenda e veio comprar terras em Itaquera; o outro foi o dr. Francisco Gentil de Assis Moura, juiz comissário da capital, que mediante procuração em causa própria adquiriu as terras de Geraldo Marcondes de Abreu. Assim surgia o núcleo residencial do bairro, a partir da criação das vilas Santana e Cristianópolis.
Em 1919, o coronel Bento Pires de Campos adquiriu a Fazenda do Carmo da junta Carmelitana de Petrópolis e iniciou o grande loteamento dividido entre a Vila Carmosina e a chamada Organização Agrícola, que passou a denominar-se Colônia Japonesa. Esse grupo supriu por muitos anos, com suas plantações, os mercados de São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.
A partir daí, com o avanço e implantação da Revolução Industrial e todas as mudanças surgidas com o transporte, expansão das vilas e desenvolvimento da infraestrutura, Itaquera ganhou o impulso necessário para se firmar como uma das regiões mais importantes da Zona Leste.
PRESENTE
Atualmente, o bairro vivencia momentos de consolidação de alguns projetos e de implantação de outros. A Copa do Mundo de 2014, por exemplo, trouxe para Itaquera um minianel viário, a Arena Corinthians, o Parque Linear Rio Verde e alças de acesso da Avenida Jacu-Pêssego para o centro da região.
Está em andamento a construção do novo Terminal de Ônibus, ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô. A obra, com dois pavimentos, servirá como ponto de ligação entre os corredores Radial Leste 1, 2 e 3, Itaquera, Perimetral Leste Itaim/São Mateus e Jacu-Pêssego.
Unidade da Fatec já está instalada
Ao mesmo tempo estão sendo concluídos os corredores de ônibus das avenidas Líder e Itaquera, incluindo ruas do centro do bairro, como a Américo Salvador Novelli e Tomazzo Ferrara. Além de um novo piso para os ônibus nessas duas vias, outras se beneficiaram como obras de drenagem e de revitalização de calçadas, caso das ruas Heitor e Barros Cassal, por exemplo.
FUTURO
Após estas conquistas que já podem ser vistas no bairro, os próximos meses e anos prometem um futuro promissor. Isto porque está em vias de se consolidar em Itaquera um Polo Institucional, que reunirá grandes grupos empresariais como Sesi e Senai, entidades como o Instituto Dom Bosco, além de empresas fomentadoras de novos negócios, sempre voltadas para a geração de empregos no próprio bairro.
Em conjunto com essas novidades, está prevista para a região a construção de um novo Fórum, que ficará junto da estação Corinthians-Itaquera do Metrô. Na área educacional, o bairro, que já foi contemplado com a Unifesp Leste, ganhará mais cursos nas áreas de política, cultura e meio ambiente.
Complementar ao Polo ainda estão programados: um Centro de Convenções, uma Rodoviária e um Batalhão da Polícia Militar. Para atender todos esses equipamentos, o projeto da Prefeitura aponta para melhorias na acessibilidade e conexões viárias. Ou seja, caso Itaquera receba todas essas mudanças, a região seguirá, sem dúvida, na direção da modernidade.
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