Praça da Estação
Programa não permite o lucro; inscritos são responsáveis pela pela zeladoria e podem colocar uma placa de propaganda
A partir de agora, o programa “Adote uma Praça”, que permite a conservação de áreas verdes da cidade por meio de pessoas físicas ou empresas, foi aprimorado. A medida visa dar mais agilidade ao processo de solicitação e garantir que mais espaços possam ser atendidos.
O objetivo é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros. Atualmente, 400 praças participam do programa. Ele permite que empresas, entidades e cidadãos possam cuidar da conservação de áreas públicas do município com serviços de manutenção e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas.
Com a nova regra, basta o interessado apresentar na Prefeitura Regional, aqui na região a de Itaquera, nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis.
Assim que o Termo de Cooperação for emitido, o responsável assumirá o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma pequena placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.
ENTIDADES FAZEM A SUA PARTE , MAS NÃO TÊM RESPOSTAS DA
PREFEITURA REGIONAL
No mês de março deste ano, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI), Dr. Roberto Manna, encaminhou um ofício à Prefeitura Regional Itaquera solicitando a autorização para adotar algumas praças. O projeto tem como finalidade manter a limpeza e a manutenção destes espaços, por empresas associadas à CDLI, que está no aguardo da publicação no Diário Oficial. Vale lembrar que o documento reintera o pedido feito pela mesma Entidade em junho de 2016.
São estes os espaço públicos solicitados através do oficio 82-A: Praça entre a Rua Tomazzo Ferrara com a Avenida Itaquera; Praça do “Coreto” entre a Rua Álvaro de Mendonça com a Rua Augusto Carlos Bauman; Praça Agostinho Rodrigues Marques; Praça da Delegacia do 32º DP de Itaquera; Praça entre a Rua Lagoa Salgada com a Avenida Pires do Rio; Praça da Estação; Praça entre a Rua Ituberá com a Avenida Pires do Rio e Praça Portal Dom Bosco.
HISTÓRIA DO PROGRAMA
Durante a gestão de Mário Covas no município (1983-1985), o projeto para a recuperação de praças plantou, em dois anos, mais de 100 mil árvores por meio de parcerias com entidades privadas.
Já na época, as empresas eram responsáveis pela conservação do verde em áreas públicas em troca de publicidade.
Ao todo, 346 organizações aderiram às parcerias, beneficiando 1,3 milhão de metros quadrados. Por fim, a Prefeitura realizou serviço de conservação de 6,5 milhões de metros quadrados de áreas verdes.
Praça entre a Rua Ituberá e Av. Pires do RioPraça Portal Dom Bosco
Praça entre a Rua Lagoa Salgada e Av. Pires do Rio
Praça entre a Rua Tomazzo Ferrara e Av. Itaquera
Praça Agostinho Rodrigues Marques
Praça do “Coreto” entre a Rua Álvaro de Mendonça e Rua Augusto Carlos Bauman
Discusão sobre post