Mais um mês se foi. Embora o tempo tenha “parado” para a maioria das pessoas, os meses não deixam de seguir rumo ao fim do ano. Opa! Como assim? Fim do ano? Loucura falar disso neste momento? Até que não. Olha só: daqui a dois meses estaremos no segundo semestre de 2020!
E como será que as coisas vão “andar” até lá? Muitas são as perguntas e poucas as respostas. Mas uma coisa se pode afirmar: o que teremos de histórias pra contar deste ano… Como é de praxe, 2020 só teria início de fato depois do carnaval. Se pensou: bom, ele acontece em fevereiro, o que será bom, pois em março já vamos iniciar com tudo.
Mas aí… Veio a Covid-19. Muitos demoraram a acreditar nas consequências desta nova doença, e que ela duraria tanto e mexeria com milhares de pessoas. Líderes mundiais relutaram a crer. E agora estamos aí, com um número avassalador de vidas ceifadas e feridas enormes que vão demorar para cicatrizar.
Economicamente… Bom, milhares de pessoas tiveram suas rendas ou reduzidas, ou cortadas pela metade, ou zeradas. Empresários fecharam as portas e a lista de desempregados está lá no topo. Muitos não sabem o que vai acontecer daqui pra frente e a incerteza é geral.
Mas há uma esperança com a retomada gradativa das atividades comerciais a partir de 1° de junho, como anunciado pelo Governo do Estado, através do Plano São Paulo. O que se espera é que, aos poucos, tudo volte ao normal dentro de uma realidade completamente diferente criada pela Covid-19.
Enquanto não houver uma vacina, os cuidados continuarão a ser redobrados. Usar máscara será como usar óculos, ou seja, vital. O comportamento entre as pessoas também não será tão caloroso quanto antes, e aquele abraço vai demorar mais um pouco para poder ser dado.
Como falamos na edição passada, é uma nova realidade em todos os sentidos. Principalmente para os brasileiros. Embora, como dizem, damos um jeitinho pra tudo, desta vez não será bem assim.
E diante de tantas dificuldades e aprendizado, uma palavra nunca coube tão bem no atual momento: resiliência. Que significa justamente ter a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas. Além disso, mantenha a fé e a esperança, levante a cabeça e siga adiante.
Discusão sobre post