A coletiva desta quinta-feira, dia 21, no Palácio dos Bandeirantes, teve um tom mais amistoso. O governador do Estado de São Paulo, João Doria, disse que após uma longa conversa com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, ficou acertado o envio de 600 respiradores ao Estado, que serão distribuídos entre a Capital, a Região Metropolitana e a Baixada Santista.
Outra boa notícia veio através da videoconferência entre Jair Bolsonaro e os governadores, na qual Doria também participou. O presidente afirmou que vai sancionar o projeto que libera um socorro financeiro de R$ 60 bilhões a Estados e Municípios, em decorrência da pandemia do Coronavírus.
“É um momento construtivo de união pelo Brasil, em proteger vidas. Estou feliz pela forma como o presidente se mostrou nesta reunião. É uma união entre os poderes”, destacou Doria. Além disso, 1.800 leitos serão homologados pelo Ministério da Saúde, no Estado de São Paulo.
Preocupado com os baixos índices do isolamento social, com o aumento dos casos de Covid-19 no Estado, e com o aumento da demanda nos hospitais públicos e privados, Doria pediu, mais uma vez, que a população use a antecipação dos feriados para preservar suas vidas, ficando em casa.
COMO SEGUE A PANDEMIA PELO BRASIL
Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, 125.960 pessoas já se recuperaram da doença, número que representa 40,6% do total de casos (310.087). Outros 164.080 pacientes estão em acompanhamento médico.
Até o momento, o país registra 18.508 óbitos, sendo que 1.188 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24h, apesar da maioria ter acontecido em outros dias.
Isso porque as notificações ocorrem apenas após a conclusão da investigação dos motivos das mortes. Desse total, 311 mortes ocorreram, de fato, nos últimos três dias e outras 3.534 estão em investigação.
NÚMEROS ATUALIZADOS
310.087 diagnosticados com Covid-19
164.080 em acompanhamento (52,9%)
125.960 recuperados (40,6%) – estimativas sujeitas à revisão.
20.047 óbitos (6,5%)
311 óbitos nos últimos 3 dias
3.534 óbitos em investigação
GRUPOS DE RISCO
Pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, pessoas de qualquer idade que tenham doenças pré-existentes, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, entre outras, também precisam redobrar os cuidados nas medidas de prevenção ao Coronavírus.
Discusão sobre post