No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o prefeito Bruno Covas anunciou que será criado no Parque do Carmo um bosque em homenagem às vítimas do Coronavírus.
“Enquanto alguns governos comemoram o desmatamento e passam a mão na cabeça daqueles que promovem o desmatamento, a cidade de São Paulo faz aqui a sua lembrança em relação a todas as pessoas que estão perdendo a vida por conta desta pandemia, plantando ainda mais árvores e contribuindo para o reflorestamento no Estado de São Paulo”, destacou o prefeito.
Para muitas pessoas, a ideia é vista com bons olhos, mas ao mesmo tempo elas pontuam que a Prefeitura poderia olhar com mais “carinho” para outras áreas, como a Saúde, por exemplo, e até mesmo para o próprio parque, que de acordo com muitos frequentadores, há tempos espera por melhorias.
Para Andreia Regina dos Santos, a melhor homenagem que a Prefeitura poderia fazer às vítimas seria melhorar o atendimento nas UBSs e UPAs. “Dando boas condições aos funcionários e pacientes que usam esse serviço necessário, mas tão precário. Só quem já esperou 7 horas para ter uma filha atendida sabe do que está falando.”
Segundo Kelly Cristina, a Prefeitura poderia reformar o parque, pois o mesmo encontra-se abandonado. Já Marcos Willians destaca a falta de segurança no local. “Meu amigo foi com uma igreja, parou o carro, e quando voltou o veículo foi roubado”. Já Márcia Aleixo diz que já ouviu pessoas dizerem que o carro foi roubado dentro do parque.
Outros problemas referem-se à falta de água nos bebedouros (lembrando que agora, na reabertura, os equipamentos não estarão funcionando), da importância de se reformar o playground e oferecer mais opções de brinquedos às crianças.
A saúde de algumas árvores também é outra preocupação, inclusive com as que estão inclinadas do lado de fora do espaço verde, dando a impressão que vão cair.
Caminhadas monitoradas para contar a história de um dos espaços mais importantes da Zona Leste, assim com revelar a biodiversidade do Parque do Carmo, também estão entre as reivindicações.
Discusão sobre post