Há pouco mais de um mês, vimos a reabertura gradual do comércio acontecer. E junto com a alegria de levantar novamente as portas, continuam existindo as preocupações com o lucro perdido pelo tempo fechado e também sobre o investimento necessário para se adequar aos protocolos obrigatórios de segurança. Por isso, neste momento, talvez seja uma boa ideia pensar em tornar o seu comércio realmente sustentável, a fim de diminuir custos e aumentar a receita.
Mais que um raciocínio econômico, tornar seu negócio sustentável vai além de equilibrar as contas e passa pela ideia de marketing verde, que tem foco nos benefícios gerados pelo seu comércio para o meio-ambiente e a comunidade no qual ele está inserido, agregando positivamente para a sua imagem e, consequentemente, aumentando os lucros.
Na prática, considerando o espaço físico de sua loja, ações simples como o uso de lâmpadas em led, a descontinuação do uso de materiais descartáveis, a emissão de nota fiscal digital e o uso de equipamentos eletrônicos certificados já trarão grande economia nas contas e nos impactos de suas atividades na natureza.
Mas o que realmente converte opiniões são as suas ações junto a clientes e à comunidade do seu entorno. Você se preocupa em descartar seu lixo de forma adequada para não deixar resíduos em ruas e calçadas? Você procura oferecer produtos ambientalmente responsáveis?
Já pensou em disponibilizar comida e água para animais de rua na porta de seu estabelecimento? E que tal se unir com comerciantes vizinhos para cuidar de um canteiro ou praça do bairro?
Talvez pareçam assuntos muito distantes entre si, mas essas são apenas algumas reflexões e ideias que quando bem executadas e divulgadas (sim, você pode e deve divulgá-las) têm o poder de atrair clientes que possuem afinidade com o seu negócio. Além disso, você passa a ser um influenciador e referência de boas práticas para os seus colegas comerciantes, o que pode lhe render outras oportunidades de negócios e novos contatos.
Discusão sobre post