1- Saiba qual será o capital inicial necessário.
Evite entrar em dívidas muito altas antes de iniciar um negócio. O capital inicial é o investimento necessário que seu novo empreendimento necessitará. Você deve conhecer o mercado que será explorado e os recursos essenciais para iniciar a atividade com segurança.
2- Saiba fazer um fluxo de caixa.
Essa é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio. Através dele será possível projetar as entradas e saídas financeiras de um determinado período. Essas informações serão essenciais para saber se a empresa terá condições para assumir novas obrigações.
3- Conheça os custos fixos e variáveis do empreendimento.
Os custos variáveis estão diretamente ligados às vendas e prestações de serviços, isto é, quanto mais negociações, maiores serão os valores. Exemplo: mercadorias, embalagens, comissão etc. Os custos fixos estão relacionados à estrutura do negócio, isto é, não estão diretamente relacionadas ao aumento ou diminuição das vendas. Exemplo: salário de funcionários, aluguel, luz etc. É importante saber diferenciá-los, pois estão diretamente ligados à formação de preço do seu produto ou serviço.
4- Ponto de equilíbrio.
O ponto de equilíbrio é o quanto de vendas o empreendedor precisa fazer para conseguir pagar todas as despesas em um período de tempo. Dessa forma, será possível definir as metas de vendas necessárias para chegar ao ponto de equilíbrio e a partir daí começar a lucrar efetivamente.
Esses são os quatro passos básicos e essenciais para conseguir decidir se é o momento certo para iniciar um negócio.
Por Eliane Cristina dos Santos Cunha Analista de Negócios no Sebrae-SP
Discusão sobre post