“Em Entrevistas – Contos de fadas”, Carolina Moreyra e Odilon Moraes mostram o que cada conto não revelou
Sempre fomos acostumados à figura de um narrador onisciente nos contando desventuras dos personagens nos contos de fadas. Conforme o tempo passou, porém, apareceram versões diferentes para os episódios da vida de cada um.
Mas e se, pelo menos uma vez, esses personagens tivessem a chance de falar sobre eles mesmos e esclarecer alguns equívocos passados de geração em geração?
É isso que a autora Carolina Moreyra e o autor e ilustrador Odilon Moraes trazem no lançamento “Entrevistas – Contos de fadas”, publicados pela Moderna. Na nova obra, figuras conhecidas como Rapunzel, os três porquinhos, o lobo mau, vovozinha, a bruxa, o gato de botas, o príncipe da Branca de Neve, entre outros, respondem a perguntas sobre o que realmente ocorreu em cada história.
Rapunzel, por exemplo, explica a origem curiosa de seu nome e dá dicas de cuidados capilares. O príncipe se defende e diz que nunca beijaria a Branca de Neve sem consentimento, dando outra versão para o despertar de sua amada. Os porquinhos esclarecem se tinham ou não medo do lobo, que, por sua vez, parece não estar nada arrependido do que fez.
Já a bruxa do conto de João e Maria dá detalhes sobre seus gostos culinários. Alguns são mais simpáticos, caso da vovozinha, mas outros esbanjam mau humor de indignação, como o pequeno urso da história de Cachinhos Dourados. Afinal, a história era para ser sobre ele, e não sobre aquela mini vilã loira.
São 12 entrevistas, contando os diferentes olhares de cada narrativa. Entre piadas e desentendimentos, cada um dos convidados defende seu ponto, convidando o leitor a rever seus conceitos e a questionar se tudo aquilo ouvido anteriormente era mesmo verdade. Claro, uma outra conclusão possível é a de que todos os entrevistados também são grandes mentirosos. Mas isso fica a julgamento de quem ler.
Ficha técnica
Título: Entrevistas
Autor: Carolina Moreyra e Odilon Moraes
Ilustração: Odylon Moraes
Páginas: 88
Preço sugerido: R$ 50
Indicado para a partir de 10 anos
Discusão sobre post