Depois de anos de espera, o Corredor Itaquera Cidade-Líder terá um trecho de 2,1 km liberado para os ônibus a partir do dia 3 de outubro. São três paradas no canteiro central em cada sentido e a circulação de oito linhas.
São elas: 4036/10 Metrô Itaquera – Term. Vila Carrão; 4001/10 Itaquera – Term. Vila Carrão; 4007/10 Cohab Juscelino – Term. Vila Carrão; 403A/10 CPTM José Bonifácio – Term. Penha; 407J/10 Jd. Soares – Metrô Tatuapé; 4314/10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II; 4314/21 Inácio Monteiro – Term. Vila Carrão; e N405/11 Term. Vila Carrão – Metrô Itaquera (linha noturna).
Vale destacar que as linhas que atendem os bairros com ônibus menores e portas à direita, não vão circular pelo corredor à esquerda. As paradas são as seguintes: Francisco Munhoz Filho, Miguel Melo Alvim e Maria Luiza Americano.
Segundo a SPTrans, por se tratar de um sistema totalmente novo para a região, uma série de medidas está sendo tomada para a segurança de pedestres e motoristas. Entre elas está o treinamento de técnicos e fiscais que irão orientar motoristas, cobradores e passageiros.
REUNIÃO COM A SUBPREFEITA
A notícia de que a SPTrans iria assumir o corredor foi dada durante reunião na Subprefeitura Itaquera que contou com a presença da subprefeita Silvia Regina, de João Lindolfo Filho, da Assessoria de Articulação Comunitária da SPTrans, de representantes da CET, de conselheiros participativos e da comunidade. “O corredor representa uma importante conquista para os moradores do entorno, por facilitar a mobilidade urbana”, destacou Silvia.
VÁRIAS COBRANÇAS
Não é de hoje que a passagem exclusiva para os ônibus vem sendo aguardada. Tanto é que cobranças não faltam, como fez recentemente Antonio Gomes, ao registrar em vídeo o seu descontentamento com o abandono da obra, principalmente na altura da Praça Francisco Daniel Lopes, na Cohab I.
O projeto da Prefeitura chegou a apresentar a construção de um terminal de ônibus em um terreno próximo. Mas não há sinal de que será efetivado. Provavelmente deve ser por conta de dutos de gás que passam pelo local.
FAZ TEMPO
No dia 1º de fevereiro de 2019, a reportagem do Desenvolve Itaquera publicou matéria referente ao Corredor Itaquera-Cidade Líder, quando foi perguntado à SPObras o que de fato faltava para finalizar e liberar definitivamente a passagem exclusiva dos ônibus. “É necessário executar a drenagem e a pavimentação de alguns pontos da Avenida Itaquera”.
Na ocasião, a secretaria também explicou que era preciso executar as obras das paradas de ônibus à esquerda, e que os trechos em andamento tinham a previsão de término para o segundo semestre de 2019. E que o projeto de prolongamento do corredor até o terminal de ônibus Vila Carrão seguia em fase de desenvolvimento.
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