As avenidas Jacu-Pêssego, Aricanduva e Afonso de Sampaio e Souza foram recapeadas e receberam ciclofaixas. Desde que foram liberadas, muitas pessoas passaram a questionar a segurança que estas passagens oferecem aos ciclistas, em meio a um trânsito caótico e cada vez mais estressante.
A reportagem conversou com Sérgio Luiz Teles de Lima, presidente-fundador do Grupo Pedala Itaquera, que esclareceu muitas dúvidas sobre o processo para oferecer acessibilidade aos ciclistas.
A começar pela passagem da Radial Leste, que corresponde a uma Ciclovia Compartilhada. Quase todas as pistas pintadas em cima de calçadas têm este conceito. “Deve-se seguir regras e o limite de velocidade. Muitos ciclistas acabam querendo ‘brigar’ com os pedestres ou com quem está correndo. Não estamos falando de uma pista só para ciclistas.”
![Sérgio, presidente do Pedala Itaquera](https://desenvolveitaquera.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Sérgio-presidente-pedala-itaquera-751x1024.jpeg)
SEGURANÇA
Com relação às ciclofaixas, de acordo com Sérgio, elas oferecem, sim, segurança aos ciclistas. Mas também é importante destacar que os riscos em cima de uma bike existem e são enfrentados diariamente.
“Andamos em um espaço reservado e sinalizado. Isso ajuda muito. Não dá para disputar espaço com os carros. O ciclista nem deve fazer isso. É loucura. Muita gente tem reclamado da ciclofaixa da Avenida Aricanduva, mas informo que ela vai ficar igual a da Avenida Jacu-Pêssego, com sinalização e tartarugas com mais meio metro de faixa de segurança.”
FAZER A SUA PARTE
Sérgio enfatizou que todos devem fazem a sua parte no quesito segurança. Como pedalar no sentido da via, respeitar as leis de trânsito, saber se comportar no deslocamento, ter a bike sinalizada de forma adequada, usar equipamentos de segurança, como óculos, capacete, luvas e roupas adequadas. “Um dos nossos trabalhos é justamente este. Passar informações de segurança a quem pedada e também aos motoristas, o que inclui os de ônibus.”
Sérgio começou a lutar pela causa após perder um amigo, o Reinaldo, que voltava para casa pela Avenida Radial Leste, e perto de Guaianases foi atropelado por um ônibus.
O INÍCIO DAS DISCUSSÕES
A discussão sobre a mobilidade para os ciclistas começou na gestão do prefeito Fernando Haddad. “Só que ele não escutou os ciclistas e foi fazendo as ciclofaixas de qualquer jeito. Quando o João Doria entrou, a discussão foi retomada e criada a Câmara Temática e chamou os ciclistas que conhecem as dificuldades do dia a dia para participar e traçar um plano de ações.”
Sérgio, que esteve em todas as reuniões da Câmara Temática de Bicicleta, disse que até o secretário da época de Mobilidade e Transportes, o Sérgio Avelleda participou. E assim foi traçado um plano de ações.
“Se dependesse de mim saia rabiscando a cidade toda de vermelho. Quem pedala sabe o quanto é bom e faz bem andar de bicicleta. O cara que pedala não tem estresse e procura ter uma vida saudável.”
PLANO DE ROTAS
Há muito a ser feito para obter um plano de rotas na Zona Leste, mas para Sérgio eles estão no caminho certo e conseguiram o apoio que precisavam. Inclusive, a ideia é que as ciclovias/ciclofaixas sejam interligadas. “Não faz sentido um parque ter uma ciclovia se o ciclista não tem um caminho pra chegar até lá.”
![Nova sede no centro de Itaquera](https://desenvolveitaquera.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Pedala-Itaquera-nova-sede-terminal-centro-de-itaquera.jpg)
GRUPO PEDALA ITAQUERA
Criado há 7 anos, o Grupo Pedala Itaquera além de organizar passeios, participa de ações sociais. “Repassamos adiante as regras de segurança e trabalhamos a conscientização. Entendo que a educação no trânsito deve ser iniciada de berço, e não é isso que acontece. Tem motorista que quando pega a habilitação acha que só ele tem direitos, e esquece os direitos dos outros. Todo mundo tem o seu espaço. Tentamos conscientizar todos os lados.”
Com sede no centro de Itaquera, dentro do Terminal de Ônibus, várias ações estão programadas: escolinha de ciclismo para todas as idades, bicicletaria popular com manutenção a custo baixo, curso básico de mecânica para bikes sobre reparos, mecânica básica para mulheres, entre outras.
SAIBA MAIS
CICLOVIA: voltada para os ciclistas, nesta via há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. Funciona todos os dias e nela é proibida a circulação de carros, motos e pedestres. Com isso o ciclista pode pedalar com tranquilidade e segurança.
CICLOFAIXA: é uma faixa pintada na rua/avenida reservada aos ciclistas, que devem pedalar apenas neste espaço e não entre os carros.
CICLOFAIXA OPERAÇÃO: é uma faixa exclusiva para os ciclistas, instalada temporariamente durante eventos, isoladas por elementos canalizadores removíveis, como cones, cavaletes, grades móveis, fitas etc. Estes canalizadores são removidos após o término dos eventos.
CICLOFAIXAS DE LAZER: Em algumas cidades temos as Ciclofaixas de Lazer, que são montadas aos domingos e tecnicamente são Ciclofaixas Operacionais, pois são temporárias e tem sua estrutura removida após o fim do evento.
CICLORROTA: É uma rota ou podemos chamar de trechos (sinalizados ou não) que representam a rota recomendada aos ciclistas. Na Ciclorrota, bicicletas, carros, ônibus e motos trafegam juntos. Essas rotas são sinalizadas para que os motoristas fiquem atentos, pois naquela rota/trecho existe a circulação de ciclistas. A intenção é que haja respeito entre motoristas, motociclistas e ciclistas.
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