Estamos na reta final de um ano atípico e que nos trouxe muitas reflexões e aprendizados para aplicarmos em nossos negócios daqui para frente. E é neste momento, que muitos empreendedores realizam o planejamento para o próximo ano, mas como fazer este exercício em meio a dúvidas e incertezas?
Primeiro é preciso olhar para o seu negócio e os resultados obtidos neste ano para entender o que funcionou e o que não funcionou, e talvez você se encontre em uma experiência inédita, pois precisará realizar esta avaliação de acordo com o cenário que a pandemia pintou para o seu negócio.
Você conseguiu manter as portas abertas por oferecer produtos e/ou serviços essenciais? Você passou a oferecer os seus produtos e serviços por meio da Internet e compensou a queda nas vendas e atendimentos presenciais físicas? O seu negócio foi mantido fechado, com menores gastos, mas também sem receitas e sem lucro?
Cada comerciante ou prestador de serviços viveu uma realidade particular e ela é fator diferenciador sobre como seguir com o planejamento para 2021. Experiências como essa tendem a fortalecer o seu negócio o tornando mais adaptável ou resiliente (sentido figurado).
É mais uma vez o momento de se concentrar no seu negócio e se perguntar o que mais se pode oferecer e a quem mais se pode atender utilizando a estrutura que já está instalada, em cenários de incertezas, fazer mais com o mesmo é uma boa alternativa.
Quem passou por grandes perdas, precisa de um planejamento focado no negócio, a sua manutenção, a recuperação das vendas e dos resultados positivos poderá depender de novas escolhas como a ampliação do uso de recursos tecnológicos, digitalização do negócio, e a aproximação dos segmentos que apresentaram crescimento mesmo em meio à pandemia como: oferta de produtos e serviços por meio da Internet; serviços de entrega (delivery); bens consumidos em casa, como alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza; cuidados com a saúde física e mental; atividades físicas em casa; cuidados com os pets, animais de estimação; itens de informática e internet, incluindo produção e venda de bens, instalação e manutenção, serviços de casa, móveis e utensílios para home office, construção e reformas.
Se houverem necessidades por novos investimentos pode ser atendida por meio de empréstimos e financiamentos aproveitando os novos planos e condições de pagamento oferecidos devido a atual crise. Já para aqueles que não sofreram grandes abalos e até conseguiram expandir, o momento ainda é de prudência e talvez o mais certo seja intensificar todas as ações que se mostraram eficazes, investindo em novas formas de realizar o que já dá certo e de forma mais econômica.
O fato é que seja qual for a sua necessidade agora, mais do que nunca é necessário planejar o cenário ideal e também reservar espaço para um plano de emergência, que repense gastos, estoques, processos e qualquer frente de trabalho ou área funcional que possa ser otimizada caso o próximo ano continue a nos desafiar.
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