Para comemorar a passagem destes 45 anos, nada melhor do que saber mais sobre esta importante Entidade. A Câmara de Dirigentes Lojistas ou CDL é uma associação de lojistas, sem fins lucrativos, criada no Brasil para defender e prover serviços aos seus representantes de classe, sendo um dos principais serviços oferecidos o Serviço de Proteção ao Crédito.
A primeira CDL foi fundada em 1955. Cada Estado possui uma representação local, geralmente com reconhecimento como utilidade pública através de Lei Municipal nº 3.248, de 28 de julho de 1966. Em 21 de outubro de 1960, foi criada uma representação nacional chamada Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ou CNDL.
E como representação Estadual, conta com o apoio e empenho da Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo ou FCDLESP.
EM ITAQUERA
Há 45 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera iniciava seus trabalhos. Hoje a Entidade se orgulha pelas quatro décadas de lutas e conquistas em prol do desenvolvimento do bairro.
O ano de 1975 foi um tempo de grandes transformações no Brasil, do ponto de vista político, econômico e social. Os bairros da capital paulista começaram a se organizar através de Entidades que defendiam áreas de interesse coletivo, como transporte, moradia, saneamento básico e saúde.
Em Itaquera não foi diferente. Em 1973, a região ganhou liberdade política por inaugurar sua administração regional, também responsável, na época, pelos bairros de São Miguel Paulista, Guaianases e São Mateus, desmembrados em seguida. Em 7 de setembro de 1975, nasceu o Clube dos Lojistas de Itaquera. A Entidade, atual CDL Itaquera, surgiu com propostas de atuação e representatividade abrangentes e hoje é um dos organismos que não só acompanhou, como contribuiu ativamente com o desenvolvimento do distrito. Itaquera continua crescendo. “O setor comercial acompanhava esse ritmo, ao mesmo tempo em que identificou a necessidade se de criar uma Entidade que proporcionasse mais autonomia para a articulação de ações específicas e protocoladas, capaz de prestar bons serviços aos associados e clientes. A partir dessa necessidade efetivou-se a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera, que foi filiada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo e à Confederação Nacional dos Clubes de Diretores Lojistas”, observa o presidente Roger Fildimaque.
REALIZAÇÕES DA CDLI
Os objetivos da CDLI são muitos e todos voltados por uma Itaquera mais unida, por um comércio mais forte e atrativo, por mais empresas gerando mais empregos para a imensa população. Você talvez não saiba, mas muitas foram as ações que a CDL Itaquera realizou em prol do desenvolvimento e promoção local. Vamos relembrar.
• Desfile de 1º de Maio.
• Desfile de Carnaval com apresentação no Clube do Chacrinha: Abdo Haddad.
• Colocação de enfeites de rua e festejos de Fim de Ano.
• Fundação de duas CDLs.
• Aquisição de terreno próprio para a construção de futura sede da CDLI.
• Ajuda para a vinda do Parque do Carmo à região: prefeito Olavo Setúbal.
• Ajuda para a ampliação do Cemitério de Itaquera: vereador Benedito Salim.
• Ajuda para a inauguração da unidade do Corpo de Bombeiros.
• Ajuda para a ampliação de alas no Hospital Waldomiro de Paula
(Planalto): prefeito Reinaldo Barros.
• Ajuda para a vinda do Hospital Santa Marcelina.
• Ajuda para a vinda da hoje Subprefeitura Itaquera.
• Ajuda para a vinda do Campo do Corinthians: maquete Vicente Mateus.
• Ajuda na conquista dos Incentivos Fiscais no Setor de Serviços.
• Ajuda para o projeto do Parque Linear: Córrego Rio Verde.
• Concessão de praça para a implantação do primeiro Centro Gastronômico em praça pública da capital.
• Apoio para a concretização da Casa da Memória de Itaquera.
• Em 22/09/2014, a Entidade foi procurada por um grupo de alunos de intercâmbio dos Estados Unidos. Com a ajuda de uma intérprete, os integrantes levantaram os questionamentos sobre o comércio e o desenvolvimento local.
• Implantação de Zona Azul e concessão para implantação de estacionamento para usuários dos lojistas do centro de Itaquera. Após anos de reinvindicações, a CDLI, através do seu presidente, conseguiu a concessão junto à então Prefeitura Regional Itaquera, para transformar o espaço localizado na esquina entre a Avenida José Pinheiro Borges e a Rua Itagimirim, em um estacionamento, cujo objetivo é oferecer comodidade e praticidade para os consumidores que frequentam o centro de Itaquera, gerando, assim o aumento do fluxo local.
• Apoio para a reforma das calçadas em algumas ruas do centro de Itaquera.
• Criação e construção de dois postos policiais, sendo um na Rua Tomazzo Ferrara e outro na Rua Américo Salvador Novelli, além da construção de um terceiro para posterior doação à Polícia Militar, mas que foi demolido, na Praça da Estação.
• Participação no projeto Fada Madrinha, organizado em parceria com a Prefeitura Regional Itaquera e o Instituto Nova História.
ASSOCIADOS
Atualmente a Entidade conta com mais 150 associados pagantes e mais de 5.000 não-pagantes, mas esse número ainda é pouco diante da extensão do comércio local com mais de 55.000 lojistas, que dia a dia vem crescendo.
PARCERIAS
Ao longo desses 45 anos, a Entidade sempre buscou firmar parcerias que tragam benefícios não apenas para os associados, e sim, que seja extensivo aos seus funcionários, de modo que o comércio local seja favorecido e movimentado.
Confira algumas dessas parcerias de sucesso: Senac Itaquera: qualificação de mão de obra; Sebrae Itaquera: orientação e capacitação às pequenas, médias e grandes empresas; Escola de Ensino Fundamental, Médio, Faculdades, Cursos Profissionalizantes: bolsa de estudos, descontos especiais; laboratórios, consultórios com médicos especializados; clínicas odontológicas; e clínica de psicologia; serviços de gráfica; corretora de seguros: vida, auto, residência e consórcios; bancos: abertura de contas Pessoa Físsica e Pessoa Jurídica.
Assessoria para a abertura de empresas, regularização e alvarás; interlocutor junto às autoridades, defendendo a classe no âmbito das polícias Cívil e Militar, Prefeitura Municipal, Estado e União; Parceria com o Jornal Desenvolve Itaquera; e projetos em fase de implantação.
Discusão sobre post