Apesar disso, o Brasil tem dado tímidos sinais de recuperação, e quem planeja ingressar novamente no mercado de trabalho deve estar atento às habilidades requeridas por quem está voltando a contratar.
“Apesar de o Fórum Econômico Mundial ter apontado, no início de 2020, um crescimento expressivo no setor de tecnologia, é importante que tenhamos em mente o investimento em outras áreas – principalmente no que diz respeito às soft skills”, afirma a empresária.
Resolução de problemas
“Nós sempre ouvimos por aí que ‘chefe não gosta de problema, gosta de solução’, e isso é a mais pura verdade. Quem sabe enxergar as situações de uma maneira mais ampla – identificando detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos – ganha pontos”, ressalta Dani.
Pensamento crítico
“Analisar minuciosamente as diversas questões com as quais nos deparamos diariamente em um ambiente corporativo é uma habilidade que nem todos têm, mas é o tipo de competência que dá para desenvolver se o profissional busca se destacar a longo prazo”, aponta a headhunter .
Confiança
Tanto no meio organizacional, quanto em outros aspectos e situações de nossas vidas, a confiança é indispensável. Ela nos ajuda a marcar presença e impor nossas opiniões de maneira assertiva e segura. Se não temos firmeza em nossas ações, os outros – neste caso, os empregadores – jamais sentirão confiança na nossa capacidade de desenvolver as atividades propostas”, destaca Dani.
Atenção ao cliente interno e externo
“O bem mais precioso de uma empresa são seus clientes. Ter isso em mente já é meio caminho andado para quem busca trilhar uma carreira de sucesso. Outro ponto importante é saber que não se deve valorizar um em detrimento do outro. Isso quer dizer que clientes internos têm tanto valor quanto quem consome seu produto ou serviço”, finaliza a sócia-fundadora da THE Consulting .
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