Em meio à pandemia e a mudança de hábitos da população, a Central de Achados e Perdidos (CAP) registrou, em 2020, um total de 54.078 objetos perdidos no Metrô. Desse montante, 22,92% dos itens perdidos, ou seja, 12.544 objetos, foram devolvidos para os respectivos proprietários.
Em 2020, as cinco estações que contabilizaram maior registro de cadastros de objetos perdidos foram: Corinthians-Itaquera, Sé, Jabaquara, Palmeiras-Barra Funda e Santana. Entre os itens mais deixados pelos passageiros estão os cartões de plástico (bancários e de bilhete único), os documentos (RG, CNH) e pertences pessoais como carteiras, celulares, óculos, chaves, roupas e material escolar.
O passageiro que perdeu algo no Metrô poderá consultar o serviço de “Achados e Perdidos” pelo site (www.metro.sp.gov.br), pelo telefone 0800-770 7722 da Central de Informações do Metrô, todos os dias, das 5 à 0 hora. Outra alternativa para consultar objetos identificados é solicitar a busca a um funcionário nas estações ou, se o passageiro preferir, procurar diretamente o guichê de atendimento da Central, na estação Sé, de segunda a sexta, exceto feriados, das 7 às 20 horas.
Já quando o objeto a ser resgatado não possuir identificação pelo nome, o atendimento necessariamente terá que ocorrer na Central, na estação Sé. Nesses casos, a identificação destes objetos é feita por meio das características fornecidas pelo passageiro, bem como o local, dia e hora aproximada em que ocorreu a perda. Todos os objetos recolhidos nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, operadas pelo Metrô, e os da Linha 4-Amarela, que é operada pela ViaQuatro, são encaminhados para a Sé e permanecem no local para devolução por 60 dias. Após esse período, os objetos em bom estado e valores em dinheiro não devolvidos são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são destinados aos respectivos órgãos emissores.
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