No dia 13 de abril aconteceu virtualmente a reunião extraordinária do Conselho Participativo Municipal de Itaquera (CPMIQ). O objetivo do encontro foi discutir melhorias pertinentes à mobilidade urbana da região. A assembleia contou com a presença do representante da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Fernando Martins de Almeida.
Como mediador das pautas e discussões, esteve presente o coordenador do CPMIQ, Alessandro de Melo Beserra, e como responsável pela coordenadoria técnica, a interlocutora Aline Kohler, da Subprefeitura Itaquera.
Na ocasião, conselheiros e munícipes apresentaram demandas e cobraram posicionamento do poder público.
O conselheiro Fábio Júlio Mota de Oliveira recomendou fortemente a implementação de redutor de velocidade (lombada) na Rua Sorvinha. O local sofre com a ausência do equipamento viário há pelo menos dez anos, sendo, inclusive, objeto de abaixo-assinado pelos moradores. Mas, até o momento, nada foi feito.
SEM SEMÁFOROS
Também foram apontados pelos munícipes problemas de falhas em semáforos da região. Um dos exemplos indicou o cruzamento da Avenida Nagib Farah Maluf com a Avenida Professor João Batista Conti, que ficou mais de 20 dias sem sinalização semafórica.
Questionado sobre os prazos e atrasos das demandas, o representante da CET, Fernando Martins de Almeida, explicou ao Jornal Desenvolve Itaquera “que a escassez na mão de obra do órgão não é desculpa, mas é um problema que existe e a pandemia tratou de agravá-lo.”
Fernando também deixou claro que todos os desconfortos apresentados pelos moradores de Itaquera e região serão analisados e, dentro do possível, sanados futuramente pelo órgão responsável.
PARTICIPE
O Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo e representa a sociedade civil. Seu objetivo é criar uma linha de comunicação entre a população e o poder público.
Dessa maneira, o Conselho facilita a resolução de problemas locais pertinentes à zeladoria, saúde, segurança, mobilidade urbana, transporte, entre outros. Qualquer munícipe pode participar das reuniões e ser um agente fiscalizador de sua rua, bairro ou região.
SERVIÇO
As reuniões do Conselho Participativo Municipal de Itaquera acontecem na última terça-feira de cada mês. Durante a pandemia, os encontros permanecem em regime virtual.
A próxima acontecerá no dia 27 de abril, às 19h30, por meio da plataforma Teams. Para participar, basta baixar o aplicativo e acessar o link que será disponibilizado nas redes sociais da Subprefeitura Itaquera alguns dias antes do encontro.
Discusão sobre post