Você aceita PIX? Essa frase vem sendo dita com muita frequência desde que surgiu esse novo meio de pagamento instantâneo, em novembro de 2020. PIX é um sistema eletrônico de pagamento criado pelo Banco Central com o objetivo de trazer simplicidade e agilidade nas transações financeiras. Com o PIX você pode realizar transferências monetárias 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a compensação é muito rápida, em 10 segundos o recurso está disponível em conta.
Essa novidade tomou conta também das pequenas empresas. Confira abaixo alguns benefícios desse meio de pagamento e inove em seus negócios:
– Aumento de vendas: se o cliente não estiver com dinheiro em espécie e desejar pagar a compra à vista, ele pode fazer um PIX para sua empresa;
– Mais dinheiro em caixa: como a compensação é rápida, sua empresa receberá o recurso também mais rápido;
– Redução de despesas: redução das taxas bancárias em comparação com operações em débito, boleto bancário, TED e DOC;
– Melhoria de taxas das operações realizadas em crédito e débito: excelente oportunidade de negociar com as operadoras;
– Democratização: mais pessoas e pequenos negócios podem se cadastrar e aproveitar a oportunidade;
– Maior competição entre as instituições financeiras, criando vantagens de tarifas para todos;
– Agilidade nas compras via Internet, em relação à confirmação do pagamento ser mais rápida via PIX do que nas compras feitas em boleto bancário ou em cartão de crédito;
– Com mais dinheiro em caixa, pode proporcionar melhores oportunidades de reposição dos estoques em negociações com poder de barganha;
– Contribui para aumento do seu capital de giro, devido à disponibilidade de recursos em caixa;
– Segurança e higiene, pois as operações via PIX não necessitam de contato físico entre pessoas e maquininhas;
– O documento de arrecadação de impostos do Simples Nacional (DAS) pode ser pago via PIX, trazendo agilidade para sua rotina de gestão.
Mas fique atento: é preciso que você verifique junto às instituições financeiras se há cobrança de tarifas para as operações via PIX para pessoa jurídica. Esse passo é importante para contribuir na sua tomada de decisão da escolha dos meios de pagamentos que sua empresa aceitará. Compare com as taxas de emissão de boletos, com as taxas das operações em cartão de crédito e débito. Excelente oportunidade de buscar tarifas mais vantajosas para seu negócio.
Contudo, devido às características tecnológicas, rápidas, abrangentes, seguras e confiáveis desse novo sistema, espera-se que ele acabe se tornando a opção preferida dos consumidores, podendo impulsionar o mundo dos negócios.
E sua empresa, aceita PIX?
Discusão sobre post