O Grupo São Cristóvão Saúde inaugurou, no dia 5 de maio, o Instituto de Ensino e Pesquisa Maria Patrocínia Pereira Ventura – IEP Dona Cica, na Rua Terenas, 182, Alto da Mooca, telefone 2029-7617.
No subsolo fica parte da sede administrativa do Grupo, composto pelas áreas de Central de Regulação, Contas Médicas, Credenciamento e o CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Já o pavimento térreo comporta a recepção social.
MEMORIAL
O ambiente traz o Memorial São Cristóvão com acervo físico, digital e interativo, contendo a história da instituição, as certificações e as premiações. O local é munido de mesa touch, totem e videowall para exibição de cursos e palestras do IEP. Já o auditório é totalmente high tech e tem capacidade para 120 pessoas.
ENSINO E PESQUISA
Totalmente destinado ao Instituto de Ensino e Pesquisa e Educação Continuada, o andar superior dispõe de salas com sistema de agendamento de aula vinculado ao calendário de cursos e palestras do São Cristóvão Saúde, bem como o sistema de videoconferência para realização de EAD.
SIMULAÇÃO DA REALIDADE
Outra novidade diz respeito à simulação realística clínica e comportamental, voltada aos treinamentos dos profissionais da saúde, garantindo o aprimoramento assistencial, através de manequins de alta fidelidade, importados diretamente da Noruega, que reproduzem sons pulmonares, cardíacos, abdominais, bem como o movimento dos olhos, pulsos palpáveis nos quatro membros, possibilidade de punção venosa, infusões de medicamentos e passagens de cateteres diversos, podendo ser utilizados para todos os tipos de simulações.
ADMINISTRAÇÃO
O terceiro andar abriga o corpo diretivo do Grupo. O espaço também usufrui de três conjuntos de videowall controlados via tablet para monitoramento e gerenciamento de toda a instituição, em tempo real. Já a cobertura traz um espaço de convivência.
TECNOLOGIA
De acordo com o Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, o Engº Valdir Pereira Ventura, as instalações do IEP são de primeira qualidade e possuem equipamentos de última geração, com diversos recursos tecnológicos para atender todos os públicos que contemplam essa Unidade de Negócio.
“Temos muito orgulho em inaugurar esse grandioso Instituto de Ensino e Pesquisa. Com espaços e materiais totalmente inovadores, o IEP veio para agregar, ainda mais, as atualizações executadas no São Cristóvão Saúde, no que diz respeito ao atendimento voltado aos nossos beneficiários, colaboradores, profissionais assistenciais e ao público em geral.”
Para o CEO, os arquitetos desempenharam um trabalho de excelência, com tecnologias de vanguarda e diversas novidades de mercado.
“O edifício conta com recursos que vão desde automação até efeitos e equipamentos de iluminação.”
OUTROS DIFERENCIAIS
Todo o edifício é composto por iluminação inovadora e linear, através de painéis retroiluminados, painéis de iluminação de telas de polímero tensionadas e biombos compostos de painéis resinados usinados suspensos.
No quesito automação, a iluminação tem a intensidade de luz do ambiente desejada, além de sistema touch screen, sensor de presença, som de altíssima qualidade e sistema para videoconferência.
SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade está presente no IEP através do sistema de captação de água pluvial, no qual a água coletada é armazenada em um reservatório de 50 mil litros, passando pelo processo de cloração e análise bacteriológica para reabastecer as caixas de descarga da edificação.
Já o ar-condicionado conta com sistema de climatização composto por uma central de água gelada com oito módulos no formato chiller, garantindo menor consumo de energia elétrica, e o gás refrigerante utilizado é o R410a, não agredindo a camada de ozônio.
HOMENAGEM À SUA MÃE
O “Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP Dona Cica” é uma homenagem à Maria Patrocínia Pereira Ventura – esposa do Administrador Geral da Instituição, Américo Ventura, e mãe do Presidente/CEO do Grupo, o Engº Valdir Pereira Ventura; e da Diretora de Responsabilidade Social, Verenice Prudencio, que sempre acreditou no poder do conhecimento e da educação como fonte de sabedoria e crescimento pessoal.
“Trata-se de um projeto muito especial para mim, sendo em homenagem à minha mãe que, na época, mesmo sem condições financeiras e tendo que ajudar nas despesas de casa, estudava de manhã e trabalhava à tarde, concluindo o ensino primário e sendo homenageada pelo grupo escolar. Porém, ela precisou interromper seus estudos para ajudar no sustento do lar. Por isso ela é e sempre será uma fonte de inspiração para todos nós”, finaliza Ventura.
Discusão sobre post