Nos últimos meses, a UBS Itaquera vem sendo alvo de reclamações. De acordo com as informações recebidas, os ânimos andam exaltados na unidade.
Entre os reclamantes está o presidente do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico de Itaquera (NDI), o advogado Roberto Manna.
“Eu estava na fila com outras pessoas esperando chegar a minha vez para tomar a vacina contra a Covid, quando uma funcionária passou acompanhada de um casal, e entrou na sala. Não achei isso correto e reclamei. Mas ela não gostou e começamos a discutir. Aliás, às 11 horas da manhã não tinha nenhum gerente na unidade. Eu disse que levaria o ocorrido adiante e assim estou fazendo. A situação já está tão complicada com a pandemia e as pessoas ainda têm que passar por situações deste tipo? Não, de jeito nenhum”, contou à reportagem Manna.
O conselheiro Gestor de Saúde, seguimento usuário, da UBS de Itaquera, Sidney da Silva, disse que recebe há anos, todos os dias, reclamações por mal atendimento. Ele inclusive levou ao conhecimento da gerente todos os relatos.
“Ela me respondeu o seguinte: que os funcionários andam muito cansados. Eu disse: isso não é justificativa. Ela ainda falou que está com falta de funcionários e que o posto só tem uma enfermeira trabalhando porque as demais estão afastadas. O usuário vem doente para a unidade pra ser cuidado e os funcionários não têm o direito de tratar mal as pessoas”, declarou.
Sidney ainda destacou para a gerente: que só na referida unidade isto vem acontecendo.
“Eu fiscalizo outros postos e não está acontecendo nada disso. Há 4 meses levei para a Supervisão de Saúde os problemas de mal atendimento e reclamei da má gestão da lista da shepa, onde sugeri que deveria ter nome, Documento de identidade e comprovação de quem esta tomando a vacina realmente mora dentro da área de abrangência da unidade, porem até agora nenhuma providência foi tomada”, ressaltou Sidney.
O conselheiro também relata que foi desrespeitado por diversas vezes por funcionários da UBS Itaquera.
“Na reunião que tivemos no dia 15 de junho, o dr. Roberto Manna participou e levou ao conhecimento da gerente da unidade tudo que está acontecendo. Eu também reforcei as reclamações”, pontuou Sidney.
“O Roberto Manna mencionou os nomes das auxiliares de enfermagens citadas por maus tratos pelos usuários e essa ata tem uma cópia encaminhada para a supervisão e para a coordenadoria leste de saúde. A coordenadoria de saúde é o braço direito do secretário Edson Aparecido nas regiões da cidade. Cada região tem uma coordenação técnica. Aqui é a Coordenadoria Regional Leste de Saúde. A UBS Itaquera precisa ser cobrada a desempenhar bem o seu papel”, contou Sidney.
Com relação ao inquérito do suposto furto de vacinas, o processo já está no Fórum da Barra Funda. São dois inquéritos e ainda faltam serem ouvidas sete pessoas. A investigação corre em segredo de Justiça. O registro foi feito no 32º DP Itaquera no dia 10 de março de 2021.
“É o fundo do poço! Em plena pandêmia e com todos os problemas de vacina que já enfrentamos, a UBS Itaquera estar envolvida em uma denúncia como esta”, declarou Manna.
Sidney ainda relatou à regional o que aconteceu com um senhor e sua filha, que esperaram mais de quatro horas para fazer um exame de PCR.
A filha do idoso de 68 anos destacou que recebeu informações desencontradas de vários funcionários, e que havia apenas uma enfermeira para coletar todos os exames. Também houve um desentendimento devido à falta de vaga para estacionar o carro para o desembarque do idoso, que é deficiente.
“Eles chegaram à unidade às 15 horas e ia dar 19 horas e eles ainda estavam esperando. Quando faltavam cinco minutos para as 19 horas eu liguei na supervisão de saúde e falei que era um desrespeito com o usuário e um crime contra o idoso esta demora para coletar o exame. Inclusive, na reunião do dia 15, eu falei que tinha o vídeo e que iria apresentar ao secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
Nossa reportagem também recebeu denúncia que funcionários da unidade utilizam as vagas de estacionamento direcionadas a usuários que possuem mobilidade reduzida.
“É um absurdo e uma falta de bom senso o funcionário da unidade utilizar a vaga de quem realmente precisa dela”, finalizou Sidney.
Roberto Manna, deixou claro que iria reunir os líderes das entidades para pleitear uma reunião com o prefeito Ricardo Nunes.
“Esta reunião que será encabeçada pelo NDI é para cobrar providências para melhorar o atendimento da UBS Itaquera e solicitar o desligamento de profissionais que não estejam com vontade de atender de forma decente e com respeito os usuários da unidade, que é de extrema importância na região central do bairro. Inclusive na ata da reunião que participei com a coordenadora, consta os nomes das pessoas envolvidas nas reclamações”, relatou Manna.
Desde o anao passado a unidade passa por reformas que estão estimadas em mais de 2 milhões de reais de acordo com a placa de identificaão no local. “A comunidade precisa saber como esta o andamento desta obra, é muito dinheiro investido na unidade, mas aparentemente não mudou nada, tudo que pedimos é transparência”, finalizou Manna.
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