Em meio ao cenário econômico caótico criado pela pandemia, com demissões, falências e cortes de vagas em tantas esferas de negócios, uma área teve forte aceleração, registrando crescimento de até 400% nas contratações, aumento salarial e uma previsão muito otimista de geração de vagas, dada a escassez de profissionais qualificados. Falo da área de Tecnologia da Informação, que transformou nossa realidade analógica pré-pandemia em um cotidiano quase completamente digital para os estudos, trabalho, lazer e etc.
Naturalmente, conforme os avanços tecnológicos ocorrem, a sociedade demanda serviços cada vez mais rápidos e eficientes para que possamos dispor de mais tempo a ser dedicado a outras atividades. Antigamente, por exemplo, os bancos não eram informatizados, então se você tivesse uma conta em uma agência da Praça da Sé, toda vez que você quisesse sacar qualquer quantia, você teria que ir até lá, não podendo utilizar nenhuma outra agência. Já hoje, utilizamos tecnologias como o PIX (Sistema de Pagamentos Instantâneos), que nos permite realizar transferências e pagamentos instantâneos de qualquer lugar, utilizando apenas nossos equipamentos eletrônicos.
Pensando nisso e em uma evolução tecnológica constante, o profissional de tecnologia da informação é a peça fundamental na criação desses novos canais, como aplicativos e sites. Além disso, na área é possível se especializar em manutenção de equipamentos, análise de sistemas, criação de redes de computadores, programação e outras, conhecimentos que podem ser adquiridos na prática em cursos técnicos, por exemplo, que dão ênfase no conhecimento prático do estudante, deixando ele pronto para entrar no mercado de trabalho. Então corra para se profissionalizar!
Discusão sobre post