O Instagram não será mais uma rede social de compartilhamento de fotos. Terá quatro áreas: criadores, vídeos, shopping e mensagens. O objetivo é concorrer de igual para igual com o TikTok e o YouTube no mercado de vídeos curtos e marcar presença no entretenimento.
O anúncio foi feito por Adam Mosseri, Head do Instagram, em suas redes sociais. “O vídeo está gerando grande crescimento online para todas as plataformas e agora acho que é uma área em que precisamos nos esforçar mais. Não somos mais um aplicativo de compartilhamento de fotos”, disse Mosseri.
Bom, já que isso é uma realidade, seguem algumas dicas para melhorar o desempenho de usas postagens em vídeo.
Defina seus objetivos – toda ação de marketing deve estar alinhada aos objetivos do negócio. Antes de começar a gravar vídeos e publicá-los no Instagram é importante se perguntar: “o que pretendo conseguir com esse material?”. A resposta a esse questionamento vai orientar sua estratégia de vídeo marketing.
Uma marca pode estar interessada em gerar mais tráfego para seu site, atrair mais seguidores, fortalecer seu relacionamento com as pessoas ou mesmo melhorar sua imagem institucional. Saber disso vai ajudar você a pensar em quais temas podem ser abordados com sucesso no formato de vídeo.
Dicas: se a ideia é gerar tráfego, aposte nos stories! Contas acima de 10 mil seguidores podem incluir links nesse formato. Se você quer envolver e gerar engajamento, escolha os melhores horários para o público que quer alcançar e faça lives.
É importante saber quais são os melhores horários para postar no Instagram. Lembre-se que o engajamento inicial com seus posts (sejam eles vídeos ou fotos) tem um peso enorme em termos de potencial de alcance. Ou seja, se o algoritmo do Instagram percebe que um post teve um engajamento inicial maior, ele entende que o post é relevante e aumenta o alcance orgânico.
Crie uma persona – antes de começar qualquer ação de marketing, certifique-se de ter uma persona bem construída. Além de adotar a linguagem e o modelo de comportamento que comuniquem efetivamente com o público da marca, você saberá também como definir as linhas editoriais dos vídeos para o Instagram.
Invista em tutoriais – toda empresa tem sua especialidade, ou seja, aquilo que sabe fazer de melhor. Então aproveite essa expertise para produzir vídeos que, de alguma maneira, estejam relacionados ao negócio e geram valor para sua marca.
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