Era por volta das seis horas da manhã de terça-feira, pós-feriado de 15 de novembro, quando os primeiros munícipes chegaram à Subprefeitura Itaquera. Uma hora depois, eram dezenas, e ao final do dia, centenas. Todos foram ao local na esperança de conseguir uma vaga de emprego.
Promover um mutirão de oferta de trabalho foi a maneira que a Subprefeitura Itaquera encontrou de comemorar o aniversário de 335 anos do bairro, completados no dia 6 de novembro.
Segundo a subprefeita Silvia Regina de Almeida, “não há melhor presente para quem está fora ou precisa entrar no mercado de trabalho do que participar de um processo seletivo”.
A ação, que durou quatro dias, foi organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e contou com estrutura e experiência dos profissionais do Cate. Eles foram os responsáveis pela triagem e a seleção dos perfis exigidos pelas empresas contratantes.
O secretario-adjunto, Armando Junior, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, destacou a importância da ação de empregabilidade na região, que concentra um número significativo de moradores.
Várias empresas participaram e mais de 400 vagas foram oferecidas. A média salarial girou em torno de mil e quinhentos reais.
Segundo a Subprefeitura Itaquera, mais de 800 pessoas passaram pelo processo seletivo. No primeiro dia, Sidney Aguiar, que foi um dos primeiros a chegar, após 10 anos fora do mercado de trabalho, foi encaminhado para uma vaga de auxiliar de limpeza.
Quem passou pelo local teve a oportunidade de participar de processos seletivos nas áreas do comércio e de serviços. Algumas empresas não exigiam experiência, um facilitador para os jovens que estavam em busca do primeiro emprego.
“Pensando nesse público, oferecemos informação e orientação sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, sobre o processo seletivo e a importância dos cursos de qualificação profissional”, revela Silvia Regina, que disponibilizou o cineteatro da subprefeitura para acolher os munícipes.
A equipe técnica da Ade Sampa, agência ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, também marcou presença na ação orientando quem desejasse abrir um negócio ou aprimorar as ações que envolvem o gerenciamento de uma pequena empresa.
A estrutura do evento, batizado de Cate Móvel, foi instalada na entrada da subprefeitura Itaquera, que fica na Rua Augusto Carlos Bauman, 851, Itaquera.
FELIZ 335 ANOS, ITAQUERA!
“Congratulo-me com todos os itaquerenses pelos 335 anos de Itaquera, na certeza de que nos próximos anos, juntos, iremos escrever novos e importantes capítulos da história desse bairro, que é o coração pulsante da Zona Leste.” – Silvia Regina de Almeida – Subprefeita Itaquera
Discusão sobre post