Não é novidade que o Natal é a principal data comemorativa para o varejo brasileiro, sendo responsável por 22% do total das vendas de dezembro nos últimos dez anos – Fonte: Agência Brasil.
Mesmo diante de uma crise econômica, consequência da crise sanitária, advinda da pandemia do Coronavírus, espera-se que a demanda reprimida por parte dos consumidores contribua para o aquecimento do varejo, principalmente agora em dezembro.
Porém, não dá para ficar esperando o consumidor. Tanto no online quanto no ponto físico, a concorrência segue acirrada e o cliente busca por melhores preços, condições de pagamento e qualidade.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas simples para que, com pouco, ou quase nenhum investimento, você empresário possa implementar ações e “abocanhar” uma fatia das vendas: Traga a data comemorativa para dentro do seu estabelecimento, use os temas de Natal, as cores em sua decoração. Crie combos de presentes por faixa de preços e organize seu espaço físico ou virtual, de forma que o cliente visualize essa facilidade, ou seja, o presente que cabe no seu bolso. Venda facilidade e já inclua em seu preço a embalagem e a possibilidade de escrever uma mensagem personalizada ou até mesmo uma etiqueta personalizada com o nome “de” e “para”, e porque não um cartão de Natal?
Agregue valor ao seu atendimento! Dentro do presente, coloque um cartão da sua ou se a venda for online, informe o passo a passo para troca. Lembre-se: a troca é tão valiosa quanto a venda, pois nesse momento você tem a chance de ganhar um novo cliente, ou seja, quem recebeu o presente nem sempre já conhece seu estabelecimento. Afinal, preço é o que o cliente paga e valor é o que ele leva!
Entre em grupos do Facebook para divulgar as suas vendas de Natal. Claro, considerando o seu produto, público-alvo e as regras de cada grupo. Ex: grupos de empresários do bairro, grupos de mulheres, grupos de mães, grupos de homens. Realize um sorteio de Natal no Instagram, deixando claro o objetivo, as regras, e selecione um prêmio cobiçado pelos clientes. Exemplo: os clientes que consumirem acima de R$ 200,00 em compras de Natal, marcarem duas pessoas para seguirem a nossa loja, concorrerão a uma cesta de Ano Novo, sorteada no dia 30/12/2021.
Identifique nano influencers em sua zona de influência (clientes, amigos, parceiros do bairro com no mínimo 1.000 seguidores e que sejam influentes). Realize uma parceria para que seja feito uma divulgação em suas redes, do seu estabelecimento. Com isso, suas chances de visibilidade aumentam, afinal, sua empresa poderá ser vista por pessoas que ainda não te conhecem e terá a indicação de alguém que confiam.
Interaja com seu público nessa data, ofereça conteúdo! Exemplo: poste receitas natalinas, dicas de look para as datas comemorativas, dicas de autocuidado, dicas de decoração etc. Crie o vale-presente! O cliente tem a opção de pagar o valor impresso no cartão e presentear alguém de seu relacionamento. A pessoa presenteada tem um prazo para adquirir a mercadoria. Aqui, novamente há uma grande vantagem: oportunidade de atender e conquistar novos clientes.
Faça um boxing day! Esse é um termo utilizado por inúmeros países para comemorar o dia seguinte ao Natal, momento oportuno para liquidações. Essa ação requer planejamento e definição de estratégias. Você precisa definir os produtos, quem será o público-alvo, elaborar seu planejamento financeiro e pensar na estratégia de comunicação. Porém é uma excelente oportunidade para baixar estoques e aqueles produtos que apresentaram menor aceitação. Agora é mão na massa! Só depende de você. Afinal, para ter resultados diferentes é necessário mudança de comportamento e prática. Desejamos bons negócios e um Feliz e Próspero Natal!
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