Verão é sinônimo de férias, alegria, calor e chuva. A estação mais quente do ano é a que costuma trazer mais transtornos para a população. Ocasionadas pela combinação calor e umidade, as chuvas de verão geralmente causam alagamentos, enchentes e congestionamentos.
Para minimizar os impactos que as chuvas costumam causar, a Prefeitura realiza todos os anos a operação Chuvas de Verão. O objetivo é a realização de ações de caráter preventivo. Desse modo, a cidade se organiza para as ocorrências do período intenso de chuvas.
A Subprefeitura Itaquera informou que mantém uma equipe de plantão formada por profissionais da Defesa Civil, zeladoria e obras, para manter limpas e desobstruídas as bocas de lobo e galerias de águas pluviais.
“Também intensificamos os serviços de limpeza e manutenção dos córregos com o objetivo de prevenir enchentes e alagamentos”, revela a subprefeita Silvia Regina de Almeida.
Outra ação importante é o trabalho de combate ao descarte irregular de lixo. Silvia destacou que, apesar da região contar com seis ecopontos, coleta regular de lixo, e da sub instalar, com regularidade, a estrutura de Ecoponto Móvel em pontos estratégicos, ainda é grande a quantidade de lixo descartada irregularmente.
“O apoio da população nos ajudando a manter ruas, praças e córregos limpos, é fundamental. Quem descarta lixo em qualquer lugar contribui para o entupimento das galerias de águas pluviais, bocas de lobo e postos de visita. E quando a chuva chega, dependendo da quantidade de água que cai, arrasta esse lixo pelas vias e córregos, causando transtornos e colocando em risco a saúde de todos.”
Segundo a Subprefeitura Itaquera, para que a operação Chuvas de Verão funcione é fundamental que: a população não jogue lixo nas ruas, córregos ou rios; mantenha sempre quintais e bueiros limpos para as águas das chuvas escoarem mais rapidamente; deixe ralos e calhas desobstruídos; e embale bem o lixo, acondicionando os sacos em locais altos, como caçambas e lixeiras.
Em casos de ocorrências provocadas por chuvas fortes, a orientação da Subprefeitura Itaquera é que o munícipe ligue para a Defesa Civil, por meio do 199.
Discusão sobre post