Todo empresário que já esteve em uma guerra de preços sabe: ter que baixar o preço dos produtos e serviços para se ajustar à concorrência (muitas vezes desleal), pode ser muito prejudicial ao negócio.
Começaremos explicando o que é exatamente a guerra de preços. Se você é empresário ou empresária, provavelmente já entrou em uma guerra de preços.
A guerra começa quando o seu concorrente, que vende um produto ou presta um serviço semelhante ao seu, competindo pelos mesmos clientes, abaixa os preços de uma maneira que fica bastante difícil equiparar.
Muitas vezes, o empresário cai na tentação de lutar a guerra e reajusta seus preços para não perder clientes para os concorrentes.
O problema disso é que, ao entrar em uma guerra de preços, as margens são estranguladas, reduzindo o lucro sobre os investimentos.
Isso, no longo prazo, é péssimo para a saúde financeira do seu negócio; entrando em uma guerra de preços, em algum momento, você precisará sacrificar a qualidade. Por essa razão, baixar preço para tentar vencer a guerra de preços é uma péssima estratégia.
O que você precisa fazer é se desprender do preço da sua concorrência.
Quem vem por preço, vai embora pelo preço. Quem vem por valor, fica.
Então, como fazer com que o cliente pague mais para o seu produto, mesmo quando a concorrência te convida a participar da guerra de preços?
Existem algumas “armas” que, quando usadas de forma estratégica, ajudam você a crescer a percepção de valor do seu público. Vou falar uma das principais que é o Diferencial de Valor, que são os atributos que tornam o seu negócio único no mercado. É por meio dele que você ocupará um espaço diferenciado dos seus concorrentes na mente – e no coração – dos clientes.
Um Diferencial de Valor coloca você em um lugar onde nenhum concorrente poderá derrubá-lo – mesmo que tenha preços inferiores aos seus.
O seu Diferencial de Valor precisa ser algo valorizado pelo seu Cliente Ideal; mas não basta ser valorizado, deve ser desejado. Um Diferencial de Valor está ligado à sua essência: personalidade, história, valores e opinião.
É importante, porém, estar atento: Diferencial de Valor nada tem a ver com qualidade do produto ou do atendimento. Isso é pré-requisito para qualquer um que queira sobreviver no mercado.
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