Realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP Dona Cica – o workshop sobre Parada Cardiorrespiratória do Adulto foi destinado aos enfermeiros do Grupo São Cristóvão Saúde, seguindo os planos de melhoria contínua evidenciados nos simulados in loco, promovidos no hospital. O objetivo foi desenvolver, ainda mais, a equipe assistencial, com foco na garantia do atendimento seguro e de qualidade.
O workshop contou parte teórica, treinamento de habilidades em cinco estações (realizados nos torços adultos de treinamento) e simulação realística no manequim de alta fidelidade do São Cristóvão Saúde (Cris).
Essa tecnologia, importada da Noruega, em 2021, reproduz sons pulmonares, cardíacos, abdominais, movimento dos olhos, pulsos palpáveis nos quatro membros, possibilidade de punção venosa, infusões de medicamentos e passagens de cateteres diversos, podendo ser utilizado para todo e qualquer tipo de simulação de casos clínicos reais.
De acordo com a Coordenadora da Educação Continuada do IEP Dona Cica, Adriana Bacchin Pelissari, muito além do conhecimento técnico, o atendimento a uma emergência médica envolve, também, o controle emocional, poder de negociação e gestão de conflitos.
“A possibilidade de relembrar, treinar e sanar as dúvidas em um ambiente controlado, como é a sala de simulação, nos traz segurança, empoderamento e a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou a enfermeira trainee presente no workshop, Andrea Antunes.
O workshop contou com o apoio do diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP Dona Cica – Prof. Dr. Fernando Schuh, e do Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura.
Discusão sobre post