Como adiantamos no nosso Editorial, Itaquera tem muitas obras que, até o momento, não foram aprovadas ou finalizadas pelos governos Estadual e Municipal. Isso porque, até a Copa de 2014, de acordo com as articulações entre as esferas, inclusive a Federal, muito foi prometido e pouco saiu do papel.
Das obras iniciadas, algumas não foram pra frente ou ficaram pela metade. Agora, os novos empreendimentos estão chegando e a falta de infraestrutura adequada para a nova realidade não pode impedir o tão aguardado crescimento do bairro. Por isso os itaquerenses precisam ficar com os olhos bem abertos, principalmente agora, ano de eleição.
A equipe de jornalismo do Grupo Desenvolve Itaquera elencou e fez um resumo dos principais problemas de acordo com as demandas recebidas em nossos canais de comunicação e consultou as principais entidades do bairro, lideranças e formadores de opinião da região.
As seis prioridades mencionadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDL-Itaquera) e o Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico de Itaquera (NDI) são:
- A construção da sede da Subprefeitura Itaquera em seu antigo endereço, no centro do bairro, na Rua Gregório Ramalho, onde era antigamente, para impulsionar o crescimento do comércio.
- A construção de dois piscinões em Itaquera, para conter o problema das enchentes, pois todos os anos ruas importantes da região central são tomadas pelas águas após fortes e intensas chuvas.
- A conclusão do sistema viário binário, entre a Rua Tomazzo Ferrara e a Avenida Aricanduva, para ajudar no crescimento da produção da região oferecendo novas rotas de circulação.
- A reativação da base policial no centro de Itaquera, que teve doação de posto com vidros blindados mas foi desativada pela corporação.
- A construção do Fórum Itaquera, que tem projeto liderado pelo Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico de Itaquera (NDI), a OAB Itaquera, além de outras lideranças locais. A campanha conseguiu a doação, por parte da Prefeitura, ao Governo do Estado, de terreno em frente à estação Metrô Corinthians-Itaquera. Mas, até agora, nada aconteceu.
- A finalização das obras do Terminal de Ônibus Itaquera, dos corredores de ônibus Itaquera e Líder, e das obras que faziam parte do projeto da Copa do Mundo de 2014.
CORREDORES DE ÔNIBUS
Os Corredores de Ônibus Líder e Itaquera são o reflexo da falta de planejamento quanto à sua realização. Ao longo deste processo foram feitos e refeitos diversos pontos do percurso, um descaso com o dinheiro público. Sem os repasses de verbas do PAC (Governo Federal), o que se vê ao longo dessas ligações é um misto de abandono com falta de zeladoria. Principalmente na altura da Cohab I, quando há um bloqueio da pista e um desvio extremamente perigoso porque está sem iluminação e completamente abandonado. Ao longo do percurso o que se vê é muito mato, entulho e placas quebradas. Recentemente, o trecho que corresponde à Subprefeitura Itaquera foi entregue, mas o projeto no seu todo continua incompleto.
POLICIAMENTO
Os itaquerenses querem um bairro seguro. Por isso as entidades não medem esforços para que a região tenha mais efetivo e rondas durante o dia e a noite. E até ajuda através de local para abrigar os policiais foi destinada. Um caso clássico é a eterna vontade do comando em desativar a base da Rua Tomazzo Ferrara, no centro de Itaquera, na qual os comerciantes locais ajudam em sua manutenção. Outra situação é a base da Rua Américo Salvador Novelli, construída pelas entidades com blindagem e que não é usada por falta de efetivo.
E, como consequência, o roubo de cabos e fios em semáforos ocorre com frequência. Outro problema é a falta de investigação para impedir a receptação deste material.
ENCHENTES
As enchentes não dão trégua em vários pontos dos distritos. Um problema recorrente e que se estende há décadas sem uma solução definitiva. Entre os endereços está a região central de Itaquera. O bairro precisa de projetos específicos que ajudem comerciantes e moradores a não terem mais prejuízos financeiros e emocionais cada vez que chove. E os transtornos vão além, quando os proprietários deixam de fazer a manutenção de seus imóveis e os empresários não fazem investimentos que poderiam ajudar na geração de emprego e estimular o comércio local, atrasando diretamente o desenvolvimento. Então, qual é a melhor solução? Construir piscinões, barreiras de contenção ou expandir a rede pluvial? Não temos a resposta, mas a certeza de que com um pouco de vontade vai aparecer uma solução definitiva.
SISTEMA VIÁRIO BINÁRIO
Um bairro sem um sistema viário que ajude a escoar as mercadorias e as produções em larga escala não é atrativo para grandes investidores. Embora Itaquera tenha o privilégio de estar cercada por importantes eixos viários, não tem os olhares das grandes corporações devido a um sistema viário ultrapassado e inadequado. As ruas estreitas, na sua grande maioria, dificultam a passagem de grandes veículos. E, mais uma vez, a Rua Harry Dannemberg segue como “coringa” para sanar esta questão. É através dela que o mais importante projeto de sistema binário do bairro poderá ser viabilizado ao ligar a Rua Tomazzo Ferrara à Avenida Aricanduva. O sistema binário também poderia ser implantado nas ruas São Teodoro e Augusto Carlos Bauman. Nestes dois casos, sem a necessidade de desapropriações, pois a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tem à disposição ruas paralelas para disponibilizar uma mão de ida e outra de volta. A melhora do sistema viário também é uma luta das entidades NDI e CDLI.
FÓRUM
O Fórum Itaquera precisa com urgência de um prédio que atenda as necessidades estruturais e também ofereça funcionalidade e conforto aos profissionais que lá trabalham e aos advogados e pessoas que buscam pelos serviços. Pensando nisso, há alguns anos, o Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico de Itaquera (NDI), a OAB Itaquera e outras lideranças locais, encabeçaram uma campanha e conseguiram a doação, por parte da Prefeitura, ao Governo do Estado, do terreno em frente à Fatec/Etec Itaquera e da estação Metrô Corinthians-Itaquera, para a construção do tão necessário Fórum. Entretanto, cabe ainda à Prefeitura finalizar o processo da doação para que o Governo do Estado possa assumir o terreno formalmente e dar início aos trâmites para a construção das instalações. As perguntas que ficam são: não caberia a união entre os governos municipal e estadual para resolver de vez a transferência? Uma conversa entre governador e prefeito não poderia ser intermediada por entidades e pela Subprefeitura Itaquera? Como a área inicial foi destinada a outro projeto, e o Fórum foi para um novo espaço nas imediações, não dá pra resolver a formalização desta área o quanto antes?
TERMINAL DE ÔNIBUS
A obra do terminal de ônibus anexa ao Metrô Itaquera, que primeiro era para ser uma rodoviária entregue em 2014, mas que depois virou apenas a extensão da parada existente, está servindo para desvalorizar o entorno e para acumular água e sujeira. A obra está lá, parada desde a abertura da Copa, com intervenções muito raras. É um empurra-empurra de para e volta que a reportagem vem acompanhando há anos. Mais dinheiro dos cofres públicos jogado fora. Dá para ver as estruturas se perdendo com o tempo devido a degradação. Sem contar na falta de segurança porque não há iluminação. Sendo um dos terminais mais importantes da Zona Leste, Itaquera precisa que esta obra seja finalizada com urgência. A demanda de passageiros cresce a cada ano e o terminal atual já trabalha na sua capacidade máxima.
SISTEMA VIÁRIO BINÁRIO
Um bairro sem um sistema viário que ajude a escoar as mercadorias e as produções em larga escala não é atrativo para grandes investidores. Embora Itaquera tenha o privilégio de estar cercada por importantes eixos viários, não tem os olhares das grandes corporações devido a um sistema viário ultrapassado e inadequado. As ruas estreitas, na sua grande maioria, dificultam a passagem de grandes veículos. E, mais uma vez, a Rua Harry Dannemberg segue como “coringa” para sanar esta questão. É através dela que o mais importante projeto de sistema binário do bairro poderá ser viabilizado ao ligar a Rua Tomazzo Ferrara à Avenida Aricanduva. O sistema binário também poderia ser implantado nas ruas São Teodoro e Augusto Carlos Bauman. Nestes dois casos, sem a necessidade de desapropriações, pois a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tem à disposição ruas paralelas para colocar uma mão de ida e outra de volta. A melhora do sistema viário também é uma luta das entidades NDI e CDLI.
SUBPREFEITURA
O Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico de Itaquera (NDI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) estão em cima para que o atendimento da Subprefeitura Itaquera retorne ao seu antigo endereço: a Rua Gregório Ramalho. O espaço era da administração municipal, mas foi transferido para a Secretaria Municipal da Cultura, para uma grande obra que acabou sendo embargada através de Ação Judicial com demolição. Ou seja: um elefante branco que ninguém chega a uma decisão. Segundo as entidades, o que se gasta atualmente com aluguel poderia facilmente ser investido em uma obra, ajudar na revitalização do centro de Itaquera e centralizar todos os setores administrativos em um prédio só. Até a biblioteca poderia estar nesta estrutura. E teria até espaço para solucionar a falta de vagas para carros com a construção de um estacionamento no local, com dois subsolos. Quase um quarteirão abandonado na área central mais valorizada de Itaquera.
ÁREAS PÚBLICAS
Também são frequentes as reclamações quanto ao uso indevido de áreas públicas nas imediações do Metrô Itaquera e também na Avenida Jacu-Pêssego como estacionamentos ou até mesmo com construções. São diversos terrenos que são utilizados de forma irregular. Resolver a falta de fiscalização ajudaria muito em manter estas áreas livres para serem aproveitadas de forma correta, com projetos que ajudem o desenvolvimento do bairro e, consequentemente, a população.
ORÇAMENTO
Mesmo com os esforços e a boa vontade da Subprefeitura Itaquera em fazer a zeladoria do bairro, muitas são as reclamações dos munícipes. O distrito é grande e formado pelos bairros de Itaquera, Parque do Carmo, Cidade Líder e Conjunto José Bonifácio. Nos últimos anos a verba destinada a contrato para Itaquera diminuiu drasticamente, dificultando ainda mais o trabalho das equipes de zeladoria. Estamos falando do centro da Zona Leste, uma das maiores áreas da cidade de São Paulo. Precisamos que o poder público em seus orçamentos anuais entendam a importância da região, pois com o aumento de moradores, a demanda cresceu, assim como os serviços para manter os bairros conservados. Então o que está acontecendo? Sabemos que outros distritos, menores, mantiveram as verbas anteriores e até mesmo ganharam mais. Itaquera precisa ser priorizada já que é de extrema importância para os bairros adjacentes.
ESTAREMOS DE OLHO
Nossa linha editorial seguirá ao longo das próximas edições dando espaço para que munícipes, especialistas, poder público e lideranças debatam de forma mais abrangente em nossos canais de comunicação e nas páginas deste periódico cada um dos temas abordados nesta matéria. Tem sugestões? Envie para nós pelo Whatsapp (11) 94082-9797 ou no e-mail redacao@desenvolveitaquera.com.br.
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