A ação atende as populações em estado de pobreza e vulnerabilidade social com o intuito de gerar renda e trabalho dignos de forma contínua, evitando as exclusões sociais crônicas através do empreendedorismo ou trabalho.
Diante do cenário mundial pandêmico e econômico, é uma pauta discutida por instituições filantrópicas, poder público e instituições privadas, e pode acontecer através de algumas formas, como geração de renda através do empreendedorismo e a inserção ao mercado de trabalho.
Quando falamos de mercado de trabalho, esta via vem sendo questionada há muito tempo devido a transformação e as fortes mudanças. Não há e não haverá vagas suficientes para absorver toda essa população que necessita de trabalho. Oportunidades interessantes podem aparecer no cuidado com as pessoas, pois estes dificilmente serão substituídos por máquinas.
A geração de renda através do empreendedorismo, que pode ser individual ou coletivo, surge como uma grande oportunidade de inclusão. Através de cursos de capacitação técnica, gestão e desenvolvimento humano, que juntos, podem favorecer a população a desenvolver atividades que supram a necessidade de gerar renda.
Mas há muitos desafios neste caminho. O importante é iniciarmos ações nos territórios para que juntos possamos atender a essa população e alavancar o desenvolvimento local.
Nós no Sebrae de Itaquera estamos capacitando ONGs na Zona Leste em um Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva. Mais de 60 ONGs já estão participando. Todos nós fazemos parte desse desafio! Para mais informações, ligue (11) 98567-8720.
Discusão sobre post