No comando de uma das maiores subprefeituras da capital paulista, Silvia Regina de Almeida, a primeira mulher a comandar a Subprefeitura Itaquera, tem se revelado uma verdadeira “workaholic” – termo inglês que em português significa “viciado em trabalho”.
Segundo algumas fontes, a subprefeita dorme tarde, acorda cedo, circula pelo perímetro administrativo e conhece muito bem a região. Desde que assumiu a Subprefeitura Itaquera, em maio de 2019, por indicação do então prefeito Bruno Covas, sempre que recebe uma nova demanda tem por hábito visitar o local.
“Antes de chegar à subprefeitura para a primeira agenda do dia, que geralmente é às 9 horas, costumo circular pelos bairros para identificar demandas, fotografar e mandar para as coordenadorias responsáveis”.
Ela também costuma acessar as redes sociais para saber o que as pessoas estão falando. “Como figura pública não estou imune a críticas. Quando vejo que a crítica tem sentindo, aceito com humildade. Quando são críticas sem embasamento, deleto. Tenho muito trabalho pela frente e não posso perder tempo com críticas sem fundamento”.
Outra característica da subprefeita é a aproximação com lideranças, representantes de conselhos e a população. Até mesmo os haters – termo utilizado na Internet para classificar pessoas que praticam bullying virtual – têm o número do seu celular.
“Entendo que estou subprefeita de Itaquera e que tenho por obrigação atender, ouvir e zelar pelos perímetros que administramos. Só é possível fazer isso estando ciente dos problemas e das demandas da região. E quem melhor para nos informar sobre eles senão os líderes, os conselheiros, os munícipes e até mesmo os haters? Aprendemos muito com os que se colocam como nossos opositores”, diz.
O fato de ser a primeira mulher à frente da Subprefeitura Itaquera nunca intimidou Silvia, que é vista no gabinete de segunda a sexta. “Tenho horário para chegar e não para sair”, diz com um sorriso no rosto e o brilho no olhar de quem almeja fazer o melhor por Itaquera e região.
“Aproveitando, congratulo-me com todas as mulheres do Parque do Carmo, Itaquera, Cidade Líder e Conjunto José Bonifácio, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Desejo que essa data importante sirva para gerar reflexões sobre o papel de todas nós, mulheres, na sociedade, e que nossas vozes continuem sendo ouvidas!”
Discusão sobre post