Representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e SP Urbanismo visitaram o local que receberá o Território Educador Jardim Lapenna, no distrito de São Miguel Paulista. A iniciativa foi mais uma oportunidade para ouvir os moradores e consolidar o projeto básico para melhorar a experiência de caminhar no entorno de escolas e outros equipamentos da região.
O Território abrange as ruas Rafael Zimbardi, Almiro dos Reis, Serra da Juruoca, José Gory, Pascoal Zimbardi e Luiz do Couto. Neste perímetro há espaços públicos (Praça do Mutirão, Praça Erminda, Largo Berigan e Largo Guariguaçú), escolas (CEI Jardim Lapenna, CEI Lapenna, CEI Horebe e E.E. Prof. Pedro Moreira Matos), equipamentos sociais (Associação de Moradores, Galpão ZL e CCA Procedu) e a estação da CPTM São Miguel Paulista.
O objetivo é qualificar o trajeto entre esses pontos, especialmente para as crianças, e proporcionar momentos para brincadeiras e descanso. Para isso, o projeto prevê travessias lúdicas e seguras nas proximidades das quatro escolas do perímetro, pintura de calçadas e muros, nova sinalização de trânsito e implantação de mobiliários urbanos, como bancos, playgrounds e paraciclos.
A proposta do município define ainda um novo espaço para a Praça do Mutirão, a maior área pública da comunidade do Jardim Lapenna. O local abrigará equipamentos lúdicos (escorregador, balanço, ponte, muro de escalada, entre outros) para a primeira infância (0 a 6 anos de idade), quadra poliesportiva, mesas de jogos e de piquenique e equipamentos de ginástica.
Além disso, para todo o perímetro do projeto, a iniciativa municipal prevê a reorganização do sistema viário, oferecendo melhores condições de trânsito e segurança aos pedestres; reforma e ampliação de calçadas, melhorias de iluminação pública e arborização.
As contribuições recebidas no dia 29 de março ajudarão a SMUL, SP Urbanismo e entidades parceiras da sociedade civil, a aprimorar o projeto básico para a licitação de obras. O custo estimado para a implantação do Território Educador Jardim Lapenna é de R$ 12 milhões. Os recursos serão oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).
Vale destacar que, além da SMUL e SP Urbanismo, estiveram presentes no encontro outros representantes do poder público: (Subprefeitura de São Miguel Paulista e Secretaria de Governo Municipal), parceiros do terceiro setor (Fundação Tide Setúbal, Arq. Futuro e Rede de Conhecimento Social), coletivos de moradores (Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, SOS Lapenna, Conselho Gestor da UBS, Colegiado do Plano de Bairro e Guardiãs do Jardim Lapenna) e o escritório de arquitetura que desenvolveu o projeto (Stuchi & Leite Projetos).
Discusão sobre post