No dia 31 de maio, a Obra Social Dom Bosco completou 41 anos de fundação. E, a instituição, liderada pelo querido Padre Rosalvino, está comemorando em dose dupla. Isso porque depois de dois anos, a sua tradicional Festa Junina volta a ser presencial.
O evento irá acontecer no próximo fim de semana, dias 11 e 12 de junho, sábado e domingo, das 11h às 19h, com entrada gratuita. Barracas de comidas típicas, jogos, shows e sorteios estão entre as atrações do arraiá que acontece na unidade localizada ao lado do Metrô Corinthians-Itaquera: Rua do Contorno, s/nº, Circo Social.
A Obra Social Dom Boscoé uma associação civil de direito privado, de caráter assistencial, sem fins econômicos e lucrativos, que atende pessoas de todas as idades. Desenvolve três serviços na área da Assistência Social, sendo um na Proteção Básica, em quatro modalidades diferentes para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; dois na Proteção Especial (acolhimento institucional e medidas socioeducativas); além de sete programas complementares (Atenção Integral à Família, Capacitação Continuada de Educadores, Educação Socioambiental, Educação Sociocomunitária, Gestão de Talentos, Saúde Sociocomunitária e Sociocultural).
Diariamente, aproximadamente 5 mil crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos passam pela unidade.
INFRAESTRUTURA
São 13 espaços devidamente equipados, seguros e acessíveis para o desenvolvimento das ações previstas em cada serviço ou programa. Toda esta infraestrutura, composta por mobiliários e equipamentos adequados, é disponibilizada para o atendimento de usuários da Assistência Social.
Nesses locais são executados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (um para idosos, cinco para crianças e adolescentes, um para jovens e adultos); um espaço para o atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; seis casas de acolhimento; além de quatro espaços para complementação do atendimento dos programas.
SERVIÇOS E PROGRAMAS
A Obra Social Dom Bosco executa Serviços da Assistência Social tanto da Proteção Social Básica, quanto na Proteção Social Especial. Todos em parceria com o poder público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, atendendo prioritariamente a demanda dos Cras e Creas de suas áreas de abrangência, de forma gratuita, contínua e planejada, conforme preconizado pelo SUAs e Política de Educação Nacional.
A OBRA SOCIAL EM NÚMEROS
15.172 – atendidos por ano
444.544 – atendidos em 40 anos
1.273.711 – atendimentos por ano
31.150.663 – atendimentos em 40 anos
582 – colaboradores
46.448 – formados em 40 anos
613.435 – refeições por ano
59.986.670 – refeições em 40 anos
CARNAVAL 2022
No dia 17 de abril, a GRCES Dom Bosco de Itaquera ouviu quase 1.100 componentes cantarem o enredo “O Alimento da Alma é o Dom do Conhecimento”, na Passarela do Samba no Anhembi, que falou sobre a importância do conhecimento na vida das pessoas, e realizou uma homenagem ao padre Rosalvino, presente no último carro da escola.
Apesar da conquista não ter vindo, os integrantes e toda a comunidade já estão prontos para o carnaval 2023. Fechando a programação da Festa da Família com uma Roda de Samba, membros da ala musical falaram sobre o sentimento de dever cumprido e da felicidade pela pontuação alcançada. Rosalvino celebrou com os músicos e com o público a certeza de que a escola foi campeã e que o Carnaval 2023 está logo ali!
Discusão sobre post