Alguma vez você se deparou com alguém ou alguma empresa lhe dizendo que você deveria conhecer a Lei, pois não sabe do que está falando?
Pois bem. A sociedade está em constante evolução, assim como as Leis e normas jurídicas, sendo que muitas vezes é difícil para o cidadão acompanhar tais mudanças e aprofundar o conhecimento aos direitos e obrigações estabelecidas pela Lei.
Aliado a isto, a difusão de informações falsas está aumentando a cada dia, seja nas mídias virtuais ou entre a própria sociedade desinformada, o que leva cidadãos e empresas a serem vítimas de inúmeros crimes e fraudes, além de sofrerem perdas e prejuízos irreparáveis.
Nesse contexto, o(a) advogado(a) é o representante dos interesses de cidadãos e empresas, pois detém o conhecimento técnico sobre as liberdades, da vida e do patrimônio de cada pessoa, se transformado no profissional que os assiste e os acompanha, em toda parte, em todos os momentos e circunstâncias da vida.
Estar assistido por um(a) advogado(a) não gera somente ganhos, mas evita perdas que podem se tornar um desastre na vida de uma pessoa ou empresa.
E, não é por acaso, que a CF de 1988 dispõe no artigo 133º “[…] O advogado é indispensável para à administração da justiça, sendo invioláveis seus atos e manifestações no exercício da profissão e nos limites da lei.”
No Brasil, a atividade é regulada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo que somente é considerado(a) advogado(a) àquele(a) que passou pelo exame de ordem e realizou a inscrição.
Portanto, todo cidadão deve ficar atento a exigência legal, solicitando do(a) profissional a sua numeração na OAB, que pode facilmente ser verificado no cadastro nacional dos Advogados: https://cna.oab.org.br.
Diante disso, o(a) advogado(a) não somente tem um importante papel perante a sociedade, como é fundamental para a proteção dos direitos e do patrimônio de todos(as) àqueles(as) que o procuram para confiar seus problemas e dificuldades.
Por tudo isso, o(a) advogado(a) é essencial e indispensável nos dias atuais para qualquer pessoa ou empresa.
Mais sobre o dr. Rodrigo José Cressoni
Atual presidente da OAB/SP, Subseção de Itaquera, Gestão 2022/2024;Sócio da Cressoni Sociedade de Advogados, escritório com foco no Direito Empresarial Multidisciplinar; foi Secretário Geral da OAB/SP, Subseção de Itaquera, Gestão 2019/2021, é pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pelo Legale/SP; é Diretor Jurídico da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Mateus/SP – CDL São Mateus (2010/2022); e recebeu o prêmio Homens de Destaque da Câmara Municipal de São Paulo (2017).
Discusão sobre post