A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou, no dia 15 de fevereiro, em um imóvel onde funcionava uma unidade da Fundação Casa, dois novos serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua; o Centro de Acolhimento Especial ao Idoso – Irmã Jacinta e o Centro de Acolhimento Especial Família São José.
A inauguração, conduzida pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., contou com a presença de várias autoridades, entre elas a vereadora Sandra Tadeu.
A subprefeita Silvia Regina fez as honras da casa e acompanhou as autoridades em um tour pelo local. “Uma das marcas da gestão Ricardo Nunes é a empatia. O imóvel foi totalmente reformado e está bem estruturado e aconchegante.”
Durante seu pronunciamento, Nunes destacou: “A gente transformou esse espaço que antes acolhia jovens infratores para atender idosos e famílias com toda a infraestrutura. Mais do que um espaço acolhedor, é um espaço onde a gente vai ter um acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos para que possamos ajudar essas pessoas a se reinserirem no mercado de trabalho, ter a sua autonomia”, completou.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., ressaltou as diretrizes da atual gestão nas ações voltadas às pessoas que vivem em situação de rua na cidade de São Paulo. “Esta parceria com o Governo do Estado vem nos permitindo ampliar o atendimento na nossa rede de acolhimento, aproveitando espaços antes ociosos. Sempre buscando atender, portanto, os mais variados perfis de pessoas em situação de rua, com foco no atendimento individualizado e humanizado”, afirmou.
MELHORIAS
Entre as ações de melhorias realizadas no imóvel estão: reforma e pinturas dos cômodos, instalação de uma brinquedoteca, área com redes para descanso dos idosos, e uma horta que será mantida pelos acolhidos no espaço.
A Organização Sociedade Civil – OSC, Comunidade Educacional de Base Sítio Pinheirinho – CEBASP – é a responsável pela administração dos serviços e dispõe de 38 profissionais, sendo 19 para atender o CAE Família e 19 para o CAE Idoso, além de atendimento às pessoas em situação de rua, com orientadores socioeducativos, assistentes sociais, psicólogos, agentes operacionais e assistentes técnicos.
Endereço: Rua Professor Hasegawa, 100, Colônia, Itaquera.
Discusão sobre post