Todas as semanas tenho a oportunidade de colaborar na produção da edição dos periódicos Gazeta do Tatuapé e Gazeta da Zona Leste.
Como são jornais muito antigos, temos uma coluna especial onde na Gazeta do Tatuapé mostramos o que era manchete há 40 anos e na Gazeta da Zona Leste há 20 anos.
Na Gazeta do Tatuapé o título vem como: “Mais uma vez, enchentes na Zona Leste” e na Gazeta da Zona Leste segue com a manchete: “Operações contra enchetes”. O mais impressionante, que os títulos caberiam muito bem na capa de qualquer jornal da atualidade.
E vou além: o texto de 40 anos atrás, da Gazeta do Tatuapé destaca que os problemas são os mesmos, como as obras que estão fora do padrão, as famílias que não recebem assistência e as indenizações que nunca chegam e, claro, as enchentes continuam sem soluão até hoje. Discutimos em grupos de whatsapp de lideranas, em reuniões com o poder público diversos fatores, como problema do crescimento desordenado da cidade, o concreto que prejudica a impermeabilização, a urgência da construção de piscinões entre outros temas debatidos nas últimas semanas.
Mas, sinceramente, nosso verdadeiro problema são os governantes. O Poder Público e seus representantes, que há anos são ineficazes, sujos, corruptos e que não governam para todos.
Claro que não estou generalizando a todos que participam do poder público. Mas os de boa vontade, em sua maioria, são barrados e isolados nas entranhas do poder. Precisamos dos piscinões e tudo mais que debatemos? Sim, é claro. Mas o que precisamos de verdade é de pessoas que nos representem de forma digna e com vontade de executar essas ações junto com a sociedade civil organizada em prol do bem comum e não a si mesmos.
Discusão sobre post