A ação de educar é uma tarefa e tanto, que ganha nuances diferentes de acordo com a ocasião e ambiente em que o termo é empregado, mas, no geral, ao falar de educação e como ela poderia ser melhor, todos pensamos em coisas tangíveis como estruturas físicas mais amigáveis e recursos pedagógicos avançados.
Mas, já parou para pensar que as fundações do desenvolvimento adequado de um aluno começam na esfera do intagível?
Pare para pensar no que pode dar mais frutos: uma escola com uma infraestrutura impecável e ausência de vínculos afetivos ou uma comunidade unida, que acompanha e contribui para a melhoria da qualidade de sua escola? Está aí o quesito intangível e provavelmente mais valioso no processo de ensino-aprendizagem: a aliança escola-familia-sociedade, que busca garantir um ambiente escolar seguro, acolhedor e participativo para todos, inclusive para aqueles que não têm conexão direta com a escola, mas que também podem e devem participar da melhoria desse espaço.
Quando a escola se torna um local valioso dentro de uma comunidade, a qualidade do ensino oferecido tende a ser maior. Quando pais ou responsáveis participam ativamente no processo de aprendizagem de seus filhos, os resultados tendem a ser melhores. Então, se a escola é um local de passagem “obrigatória ” para cada um de nós, se lá permanecemos grande parte de nossas vidas, se lá vivemos experiências sociais importantes para o desenvolvimento de nossas personalidades e intelecto, por que não lutar para ser o melhor lugar do mundo?
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