Não é de hoje que as mulheres enfrentam desafios. São multitarefas, assumindo responsabilidades no mercado de trabalho ou empreendendo, cuidando de seus filhos, comandando uma casa, sendo esposas, filhas, amigas. Ufa!
Além disso tudo, seguem firmes na árdua missão de “provar” para a sociedade a sua qualificação, se empenhando cada vez mais em ocupar espaços e aumentar representatividade em diversas esferas.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2023, aponta que 16% das mulheres donas de negócios, possuem um nível superior de escolaridade em relação aos homens. E mesmo com tantos desafios, o Brasil é o sétimo pais com maior número de Empreendedoras, representando 30 milhões, nas quais 55% empreendem por necessidade de gerar renda (número potencializado pela falta de empregos conta da pandemia).
Em São Paulo, são mais de 2,2 milhões de mulheres de negócio e esse é o maior índice desde 2017.
Mas, ao mesmo tempo que as mulheres são desafiadas a superar limites que não são encontrados no universo masculino, a competência para inovar e se desafiar está mais presente no empreendedorismo feminino.
Como especialista comportamental, compartilho com você, mulher, alguns ingredientes para contribuir e incentivar o seu processo de transformação, tão essencial para si mesma, para os negócios e para o mundo:
Sou mulher- transformo a mim – tenha consciência do que deseja e que se pode mais, se capacite constantemente, faça as pazes com suas escolhas, trace um plano de ação de acordo com sua realidade, faça uma gestão do tempo, para que possa conciliar todas as suas responsabilidades, revise suas crenças, empodere-se, encontre seu propósito de vida e o que te faz feliz. Isso se chama: amadurecimento consciente!
Sou mulher – transformo negócios – acredite em você! Saia da zona de conforto e se permita avançar para a zona de aprendizado, superando seus medos e inseguranças. É com o aprendizado que adquirimos novas habilidades, realizamos sonhos, conquistamos objetivos e encontramos o verdadeiro propósito!
Sou Mulher – transformo o mundo – pesquisas afirmam que as mulheres que melhoram sua renda, investem mais na educação dos seus filhos, apoiam suas comunidades, auxiliam seus familiares e, quando os negócios crescem, trazem outras mulheres como sócias.
Discusão sobre post