No dia 25 de agosto, Eduardo Melo, Conselheiro Gestor de Saúde do Boni II, entregou ao secretário adjunto do prefeito Ricardo Nunes, Maurício Serpa, documento solicitando e explicando a necessidade da construção de uma UPA 24h no Conjunto José Bonifácio. O encontro aconteceu durante a inauguração da UPA 24h Masataka Ota, na Vila Carrão.
“Hoje o nosso território tem quase 1 milhão de pessoas, se juntarmos os quatro distritos, que são Itaquera, Bonifácio, Cidade Líder e Parque do Carmo. A UPA 24h foi criada para atender, por dia, 440 habitantes. Mas a UPA Itaquera está atendendo de 1.000 a 1.200 pessoas por dia. Se colocarmos na ponta do lápis, estamos com uma falta de, pelo menos, mais duas UPAs”, revelou Eduardo.
O Conselheiro Gestor disse que desde 2022 vem chamando a atenção para a construção. “Durante nossa conversa, Serpa disse que eles encontram um terreno de 1.500 metros, que é a metragem necessária. Porém, precisaria ser desapropriado e demoraria muito”.
Eduardo também contou o pedido feito por Serpa: que ele ajudasse a STS – Supervisão Técnica de Saúde – Itaquera a encontrar um novo terreno. “Eu falei: o que mais a gente tem são terrenos no Bonifácio. Só que são todos da Cohab. Estou tentando falar com o presidente João Cury, pois precisamos da liberação para destinar a área à Saúde. Já falei com dois assessores dele, mas, até agora, não tive retorno”, esclareceu.
“Só depois disso é que podemos dar andamento no processo com a Prefeitura. O pessoal da STS Itaquera sinalizou que a demanda já passou pelo fórum municipal. Agora, além da UPA, precisamos de outros equipamentos, como um Hospital Dia, um Centro de Referência do Idoso e um Centro de Referência para Crianças Especiais”, pontuou o Conselheiro Gestor.
Para finalizar, Eduardo contou que está sendo pleiteado o terreno localizado na Avenida João Batista Conti.
“Há seis anos a área está destinada para a construção de casas. Mas eu falei a algumas lideranças: não tem como trazer mais gente pra cá. Temos que construir equipamentos de Saúde. Equipamentos estes que vão atender a população. Hoje o Bonifácio tem mais de 300 mil habitantes. Está com quase a metade da população de Itaquera. Se continuar a crescer assim, estaremos superando, em pouco tempo, Cidade Líder, Parque do Carmo e até Itaquera”, completou.
Discusão sobre post