Moradores e lideranças de Itaquera, José Bonifácio, Cidade Líder e Parque do Carmo acompanharam, no dia 5 de outubro, o prefeito Ricardo Nunes durante o Programa Prefeitura Presente.
Em todos os locais percorridos, muitas foram as demandas e projetos apresentados não só ao prefeito, mas também aos secretários, vereadores (Sandra Tadeu e Alessandro Guedes) e ao subprefeito, Rafael Limonta, que o acompanharam.
Problemas relacionados a enchentes, saúde, zeladoria, viário, entre outros, ganharam a atenção de Nunes, sendo, a sua presença, uma oportunidade para os moradores alertarem, pessoalmente, sobre questões pontuais nos bairros.
ROTEIRO
O cronograma de vistorias das obras em andamento teve início com um encontro com a mídia local na Padaria Caprichosa. Depois o prefeito seguiu para o Corredor Líder-Itaquera (Avenida Líder, 2.614); Terminal Satélite-Itaquera (Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado, 728); Córrego Rio Verde (Rua Tomazzo Ferrara, 553); Obra Social Dom Bosco (Rua Álvaro de Mendonça, 456); Residencial José Bonifácio – Programa Pode Entrar (Rua Alfredo Ricci, 194); Unidade Feminina de Saúde – Centro de Diagnóstico da Mulher (Rua La Pena); e Ampliação da Rede Olímpica e Revitalização do Centro Olímpico Esportivo José Bonifácio (Rua Ana Perena, 110).
Nunes também esteve no Mutirão de Serviços que aconteceu no Bonifácio, na inauguração dos Telecentros São Pedro e Parque do Carmo, e participou da entrega de Escrituras da Cohab.
“Olha, tem muita coisa ainda a ser feita na região, mas demos um passo muito grande ao retomar obras importantes que estavam paradas há anos, caso do Terminal Satélite de Itaquera e do Corredor de Ônibus Líder-Itaquera. É um avanço muito grande, mas sabemos que são muitas as demandas”, observou Nunes.
ENCHENTES
Com relação às enchentes, o prefeito destacou que o próximo passo é entregar um reservatório dentro do Parque Linear Rio Verde.
“O pessoal sofre muito. Só nos últimos meses foram seis alagamentos nessa extensão. A obra mais importante será o reservatório no Parque Linear do Córrego do Rio Verde. Serão R$ 450 milhões de investimento em um grande reservatório para acumular a água nas fortes chuvas, não transbordar e depois liberar a água”, explicou.
Sandra Tadeu e Alessandro Guedes pontuaram a importância desta obra, assim como suas iniciativas junto aos moradores, Câmara Municipal e também às secretarias envolvidas para que o projeto tivesse início.
PROCESSO EROSIVO
Em vistoria realizada por técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), foi identificado o avanço do processo erosivo ao longo das margens do Córrego do Rio Verde, o que, para a secretaria, comprometia as fundações dos imóveis do entorno, além de prejudicar o escoamento das águas, provocando alagamentos em períodos chuvosos.
“A Siurb deu início às obras de contenção das margens do córrego para garantir a estabilidade do solo, assim como a tranquilidade da população. Os trabalhos acontecem no trecho de 280 metros entre a Avenida Itaquera, altura do nº 7.884, paralela às ruas Tomazzo Ferrara, Antônio Soares Lara e Barra de Guabiraba”, informou a Prefeitura.
No momento, estão sendo executadas as instalações de canaletas, para melhorar o escoamento das águas, e gradis metálicos, para promover a segurança do local.
TERMINAL ITAQUERA
A construção do Terminal Satélite-Itaquera foi iniciada em 2014 e paralisada em dezembro de 2018, com rescisão contratual em fevereiro de 2020, após o Tribunal de Contas da União (TCU) apontar irregularidades na obra da gestão 2013-2016. Isso interrompeu o envio de recursos federais e, até o início deste ano, como publicado pelo Desenvolve, novos problemas foram apontados.
“Essa é uma obra fundamental que retomamos com muito trabalho e muita persistência. Um investimento importante, onde teremos mais 11 linhas, totalizando 65 linhas servindo a comunidade e interligada com as obras do corredor Itaquera-Líder, futuramente com os BRTs Aricanduva e Radial Leste, ou seja, melhorando cada vez mais as condições de mobilidade das pessoas”, pontuou.
Com prazo de execução previsto de 30 meses, o terminal terá investimento total de R$ 252,3 milhões, sendo R$ 176,9 milhões de recursos da Prefeitura e R$ 75,4 milhões financiados pelo Governo Federal.
Serão 36 mil m²de área construída na área vizinha ao atual terminal, que ficou conhecida por abrigar o “Piscinão Itaquera”, devido o acúmulo de água das chuvas. A estrutura terá três pavimentos (térreo, intermediário e mezanino), além de dois níveis de subsolo para estacionamento, contendo 463 vagas para automóveis e 98 vagas para motos.
Serão implantadas novas plataformas para embarque e desembarque dos ônibus, salas operacionais, sala de vigilância, salas multiuso, serviços de informação, guichês de bilheterias, escadas rolantes, rampas, elevadores panorâmicos, sanitários públicos, fraldário, refeitório, vestiários, quiosques para uso comercial, acessibilidade, paisagismo, além de adequações viárias com novas alças de acesso ao terminal.
Também está prevista a conclusão de uma passarela de interligação do novo terminal com o existente, o Metrô, a CPTM e o Poupatempo, com a finalidade de facilitar o acesso dos passageiros.
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