Dia 19 de fevereiro é celebrado o Dia do Esportista. A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte para uma vida mais saudável.
Com o novo posicionamento “Cuidar das pessoas, para que elas vivam mais e melhor”, o São Cristóvão Saúde, referência na Zona Leste de São Paulo, acredita que uma das formas para viver mais e melhor é a prática de exercícios e, por isso, apoia diversos times de segmentos diferentes, como Osasco Audax/São Cristóvão e São Caetano/São Cristóvão Saúde, no vôlei, além dos times de futebol Clube Atlético Juventus e Portuguesa e o time de futebol americano Mooca Destroyers.
Segundo o profissional de Educação Física do CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde, Caio Novaes, as vantagens do exercício vão muito além da forma física.
“A prática do exercício físico é capaz de promover diversos benefícios para saúde, tanto fisicamente quanto mentalmente. É uma ferramenta capaz de prevenir diversas doenças como câncer, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, diabetes, osteoporose, sarcopenia, além de muitas outras, diminuindo a chance de morte prematura. E, caso o indivíduo já tenha alguma dessas doenças, o exercício é um forte aliado no tratamento. E na saúde mental não é diferente, já que é capaz de prevenir ou auxiliar em diversos quadros como depressão, ansiedade, Alzheimer, alcoolismo, tabagismo, dependência química, além de diminuir o estresse, causando uma sensação de relaxamento e bem-estar ocasionada por diversas alterações psicobiológicas durante a prática, como a liberação de endorfina”, explicou.
“Eu jogo profissionalmente há 17 anos, a diferença é grande na disciplina. Mentalmente, você consegue controlar mais a ansiedade e o nervosismo, mesmo rolando estresse dentro do campo às vezes. Eu, quando entro em campo, esqueço de tudo, só penso em jogar, treinar e fico totalmente concentrado. Percebo constantemente muitos benefícios no futebol, como trabalhar diversos músculos, disciplina, coordenação, sincronia do corpo e da mente, controle da ansiedade e outros”, disse Alexandre Luiz Fernandes, volante do Clube Atlético Juventus.
O Doutor Marcelo Bonadio, ortopedista do São Cristóvão Saúde e diretor do novo centro ortopédico, o CAAV VII, explica como os exercícios são benéficos a curto e longo prazo.
“A prática esportiva é a forma mais efetiva de cuidarmos do sistema musculoesquelético. A atividade física age de forma direta na saúde de ossos, músculos e articulação. Sabemos que o sedentarismo, ausência de atividade física, é um fator de risco para doenças como artrose e osteoporose. Logo, dores nas articulações não podem ser uma desculpa para não fazer alguma atividade física. O exercício pode ser adaptado às limitações de cada pessoa e deve ser incentivado. O sistema musculoesquelético foi feito para se movimentar, movimento é saúde!”, avaliou o médico.
“Pratico o futebol americano desde 2012 e o esporte tem sido a base do meu equilíbrio e do meu foco no dia a dia. Meus treinos são focados na melhora do meu desempenho em campo. Além do futebol americano, faço também CrossFit, que me ajuda na preparação física. Quanto melhor fisicamente, mais confiante eu fico”, disse Johnny Santos, do Running Back do Mooca Destroyers.
Discusão sobre post