Oitenta e um pontos de descarte irregular. O número já foi maior e a Subprefeitura Itaquera continua trabalhando para inibir este tipo de prática que se torna mais visível em períodos de chuvas.
São móveis, pneus, resíduos de construção civil, roupas, colchão e até lixo doméstico descartado irregularmente. O lixo é levado pelas águas e se concentra nas bocas de lobo impedindo que escorra para as galerias de águas pluviais.
ATENDIMENTO
Além dos chamados que recebe pela Central 156, a Subprefeitura Itaquera atende denúncias de descarte irregular que chegam pelas redes sociais e por grupos de mensagens de conselhos, imprensa e munícipes.
Apesar dos esforços e da estrutura disponível, entra ano e sai ano, o descarte irregular continua entre as principais queixas da falta de zeladoria.
Recentemente a Subprefeitura Itaquera deslocou uma equipe de zeladoria, à noite, para atender o pedido de um morador que reclamou da quantidade de lixo descartado irregularmente na Rua Subragi, no bairro Cidade AE Carvalho.
ZELADORIA
Em nota a Subprefeitura Itaquera informou que enviou equipe de zeladoria ao local e que lamenta os transtornos causados. Ela disse ainda que conta com o apoio da comunidade evitando descartar irregularmente lixo e inservíveis, e que no perímetro administrativo da Subprefeitura Itaquera existem seis Ecopontos – que são espaços adequados para o descarte correto – e um sétimo está em fase de conclusão.
A Subprefeitura Itaquera acredita que, sozinha, por mais esforços e recursos que sejam disponibilizados, não vai conseguir eliminar o descarte irregular. “É fundamental a participação dos moradores do entorno dos pontos de descarte irregular evitando o descartar nestes locais e denunciando esse tipo de prática.”
Discusão sobre post