A Oficina Cultural Alfredo Volpi está pronta para celebrar o aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro.
Em 2024, o coletivo Passeando pelas Ruas celebra uma década de atuação com a exposição Memórias Periféricas – Há uma década passeando pelas ruas, reforçando a premissa de que a Zona Leste tem diferentes histórias para contar.
A partir do dia 25 de janeiro até 16 de março, terças às quintas, das 10h às 21h30, sextas e sábados, das 10h às 18h, os visitantes poderão percorrer a mostra e serão envolvidos por narrativas, imagens e sons que capturam uma década de dedicação do coletivo e dos jovens artistas, como um testemunho da vida e das histórias que moldam a região.
O coletivo empenha-se em estabelecer um diálogo profundo entre conhecimento histórico e as necessidades contemporâneas, com foco no patrimônio cultural. Ao todo serão 25 obras expostas e divididas em livros, fanzine, objetos, mapas, camisetas, bordados, colagens, pinturas, escultura, ilustrações e conteúdo audiovisual. Todos os artistas são da Zona Leste, de bairros como Cidade Tiradentes, Jardim Helena, Vila Nova Curuçá, Parque dos Bancários, Jardim Moreno e Jardim Sapopemba.
A abertura da exposição contará com a presença dos artistas, os quais se apresentarão e falarão de suas criações. Além disso, o Coletivo “Passeando Pelas Ruas” fará uma breve apresentação de sua atuação ao longo de seus 10 anos de existência e de seu projeto “Memórias Periféricas”.
Enfrentando desafios como a falta de acesso a documentos, o Passeando pelas Ruas destaca a importância de oferecer espaço para as pessoas desses bairros falarem e mostrarem as próprias trajetórias ligadas às transformações dos territórios. A proposta da mostra artística é superar a barreira do acesso limitado à informação e proporcionar aos residentes da Zona Leste uma conexão mais significativa com as próprias raízes.
EXPOSIÇÃO: MEMÓRIAS PERIFÉRICAS – HÁ UMA DÉCADA “PASSEANDO PELAS RUAS”
Coordenação: coletivo Passeando pelas Ruas.
Período de visitação: 25/01 a 16/03 – terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30; sextas e sábados, das 10h às 18h.
Faixa etária: Livre
Rua Américo Salvador Novelli, 416, Itaquera.
Telefone: (11)2056-5028.
Horário de funcionamento: terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30; sextas e sábados, das 10h às 18h.
Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
Discusão sobre post