Itaquera tem muitas obras que, até o momento, não foram aprovadas ou finalizadas pelos governos Estadual e Municipal. Isso porque, até a Copa de 2014, de acordo com as articulações entre as esferas, inclusive a Federal, muito foi prometido e pouco saiu do papel.
Das obras iniciadas, algumas não foram pra frente ou ficaram pela metade. Agora, os novos empreendimentos estão chegando e a falta de infraestrutura não pode impedir o tão aguardado crescimento do bairro. Por isso os itaquerenses precisam ficar com os olhos bem abertos, principalmente agora, ano de eleição.
A equipe de jornalismo do Grupo Desenvolve Itaquera elencou e fez um resumo dos principais problemas de acordo com as demandas recebidas em nossos canais de comunicação e consultou as principais entidades do bairro, lidenranças e formadores de opinião da região.
As cinco prioridades mencionadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) e o Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Itaquera (NDI) são:
1 – A construção da sede da Subprefeitura Itaquera em seu antigo endereço, no centro do bairro, na Rua Gregório Ramalho, onde era antigamente, para impulsionar o crescimento do comércio.
2 – A construção de dois piscinões em Itaquera, para conter o problema das enchentes, pois todos os anos ruas importantes da região central são tomadas pelas águas após fortes e intensas chuvas.
3- A conclusão do sistema viário binário, entre a Rua Tomazzo Ferrara e a Avenida Aricanduva, para ajudar no crescimento da produção da região oferecendo novas rotas de circulação.
4- A reativação da base policial no centro de Itaquera, que teve doação de posto com vidros blindados mas foi desativada pela corporação.
5 – A finalização das obras do Terminal de Ônibus Itaquera e do Corredor de Ônibus na Avenida Itaquera, e das obras que faziam parte do projeto da Copa do Mundo de 2014.
BINÁRIO
Um bairro sem um sistema viário que ajude a escoar as mercadorias e as produções em larga escala não é atrativo para grandes investidores. Embora Itaquera tenha o privilégio de estar cercada por importantes eixos viários, não tem os olhares das grandes corporações devido a um sistema viário ultrapassado e inadequado. As ruas estreitas, na sua grande maioria, dificultam a passagem de grandes veículos. E, mais uma vez, a Rua Harry Dannemberg segue como “coringa” para sanar esta questão. É através dela que o mais importante projeto de sistema binário do bairro poderá ser viabilizado ao ligar a Rua Tomazzo Ferrara à Avenida Aricanduva. O sistema binário também poderia ser implantado nas ruas São Teodoro e Augusto Carlos Bauman. Nestes dois casos, sem a necessidade de desapropriações. A melhora do sistema viário também é uma luta das entidades NDI e CDLI.

SUBPREFEITURA
O Núcleo de Desenvolvimento Econômico de Itaquera (NDI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) estão em cima para que o atendimento da Subprefeitura Itaquera retorne ao seu antigo endereço: a Rua Gregório Ramalho. O prédio era da administração municipal, mas foi transferido para a Secretaria Municipal da Cultura, para uma grande obra que acabou sendo embargada através de Ação Judicial com demolição. Ou seja: um elefante branco que ninguém chega a uma decisão. Segundo as entidades, o que se gasta atualmente com aluguel poderia facilmente ser investido em uma obra, ajudar na revitalização do centro de Itaquera e a centralizar todos os setores administrativos em um prédio só. E teria até espaço para solucionar a falta de vagas para carros com a construção de um estacionamento no local, com dois subsolos. Há um projeto para o retorno da subprefeitura ao centro, mas que ainda segue em debate.
ENCHENTES
Um problema recorrente e que se estende há décadas sem uma solução definitiva. Entre os endereços estão a região central de Itaquera. O bairro precisa de projetos específicos que ajudem comerciantes e moradores a não terem mais prejuízos financeiros e emocionais cada vez que chove. Os prejuízos vão além, quando os proprietários deixam de fazer a manutenção de seus imóveis e os empresários não fazem investimentos que poderiam ajudar na geração de emprego e estimular o comércio local, atrasando diretamente o desenvolvimento. Então, qual é a melhor solução? Construir piscinões, barreiras de contenção ou expandir a rede pluvial. Em 2023, a Prefeitura realizou algumas obras de contenção de córregos da região e também deu andamento aos trâmites para um Piscinão junto ao lago do Parque do Carmo e outro junto ao Parque Linear do Córrego do Rio Verde.

CORREDOR
Os Corredores de Ônibus Líder e Itaquera são o reflexo da falta de planejamento quanto à sua realização. Ao longo deste processo foram feitos e refeitos diversos pontos do percurso. Nossa reportagem, por diversas vezes, noticiou o abandono das obras e a falta de segurança decorrente do fato. Depois de anos parada, a obra, na altura da Cohab I, foi retomada em 2023. O trecho que corresponde a subprefeitura de Itaquera já foi entregue. Agora parte da obra segue em andamento até a Avenida Aricanduva. Há outro trecho, desta vez próximo da Avenida Hanrry Dannemberg, para o alteamento e alargamento do Córrego do Rio Verde. O corredor será uma alternativa importante de ligação entre bairros da região leste de São Paulo.
TERMINAL
A obra do terminal de ônibus anexa ao Metrô Itaquera, que primeiro era para ser uma rodoviária entregue em 2014. A intervenção foi retomada no final de 2023 pela Prefeitura e, desde então, o projeto passou a se chamar Terminal Satélite Itaquera. Ele terá a sua capacidade aumentada e estacionamento no subsolo. A entrega está prevista para acontecer em etapas.
Lideranças e formadores de opinião da região acreditam que o ideal seria o projeto retomar o seu formato original, onde a área comtemplaria um Terminal Rodoviário, o que movimentaria ainda mais o bairro que possui uma posição geográfica e viário que facilita o acesso ao rodoanel e também ao aeroporto internacional de Guarulhos e Porto de Santos.
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