O Jornal Desenvolve Itaquera voltou a entrar em contato com a Prefeitura para saber como estão os projetos relacionados à construção de 2 piscinões em Itaquera: um no Parque Linear do Córrego do Rio Verde e outro no Parque do Carmo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), as obras para aumentar a capacidade de reservação do lago do Parque do Carmo foram iniciadas em novembro de 2023 e serão finalizadas em novembro deste ano. “Após a conclusão dos serviços, o lago passará a armazenar cerca de 36 mil m³ de água”.
A Siurb informou também que publicou em março deste ano o edital para contratação das obras de implantação do reservatório na bacia do Rio Verde. “A pedido do Tribunal de Contas do Município (TCM), a licitação foi suspensa. A secretaria trabalha na adequação dos projetos para atender aos apontamentos do Tribunal.”
A reportagem também perguntou sobre as intervenções que estão sendo realizadas na região antes que o perído das chuvas retorme, e com relação às demandas encaminhadas de reparos necessários em trechos do Córrego do Rio Verde, publicadas anteriormente pelo Desenvolve Itaquera e que podem ser conferidas no link
https://desenvolveitaquera.com.br/2024/02/22/corrego-do-rio-verde-2/Segundo a Siurb, para combater as enchentes em Itaquera também estão em andamento as obras de canalização do Rio Aricanduva, em um trecho de mil metros, entre as Avenidas Caboré, Domingos de Mendonça, Ragueb Chohfi e Jacu Pêssego. “Os serviços garantem o bom funcionamento do sistema de drenagem da região, principalmente em períodos de fortes chuvas.”
A pasta enfatizou ainda que, no córrego Rio Verde, desde 2021, a Siurb concluiu dez intervenções para contenção de riscos, enquanto que outros quatro trechos estão com obras em andamento. “Ao todo, 3.740 metros das margens do Rio Verde foram recuperados. As ações contemplam a contenção de talude e a estabilização do solo e das margens do canal, o que garante a segurança das comunidades no entorno do córrego.”
Os trabalhos estão em execução entre a Rua Serrana; Rua Annibale Padovano e Av. Munhoz Filho; Rua Harry Dannenberg e Av. Líder; Avenidas Miguel Inácio Curi e Itaquera.
“As obras já foram finalizadas entre as avenidas Imperador e Ribeirão Jacu, sobre o Rio Verde; ruas Rosa Campanella e Lagoa Salgada; Av. Diogo José Machado; Av. Itaquera na altura do n° 8.080; avenidas Dr. Francisco Munhoz Filho e Harry Dannemberg; Rua Tomazzo Ferrara e Av. José Pinheiro Borges; Rua Arcádia Paulistana; Rua Maria Andresa de Abreu; Av. Itaquera e Rua Tomazzo Ferrara; Av. Miguel Ignácio Curi e Rua Castelo do Piauí”, finalizou.
PUBLICAÇÃO DE CONSULTA PÚBLICA
A Subprefeitura Itaquera informou, através de suas redes sociais, que no dia 22 de fevereiro foi publicado o edital de consulta pública para contratação de empresa para execução de obra de implantação do Reservatório do Rio Verde, na Rua Tomazzo Ferrara, ao lado do Parque Linear.
“O novo reservatório poderá armazenar até 192 mil m³ de água, o equivalente a 77 piscinas olímpicas e, de acordo com a Prefeitura, vai combater os alagamentos que atingem o centro de Itaquera. Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas pelas obras.”
A administração destacou ainda que o novo reservatório do Córrego do Rio Verde será fechado por uma laje de concreto, o que permitirá que a comunidade do entorno continue a utilizar a área. Serão aproximadamente 12 mil m².
“As melhorias no Córrego do Rio Verde não param por aí. Em vários trechos foram realizadas obras para contenção do solo e estabilização de talude”, explicou a subprefeitura.
Obras concluídas:
Av. José Pinheiro Borges e Rua Tomazzo Ferrara.
Rua Rosa Campanella e Rua Lagoa Salgada.
Av. Diogo de Machado.
Rua Francisco Munhoz Filho e Av. Harry Dannemberg.
Av. Jacu-Pêssego, altura da Rua Rainha do Norte.
Rua Maria Andressa de Abreu.
Avenida Miguel Ignácio Curi com a Rua Castelo do Piauí.
Avenida Itaquera com a Tomazzo Ferrara.
Rua Serrana.
Av. Líder com a Rua Harry Dannemberg.
Pontilhão da Avenida Itaquera, entre a Av. Líder e a Rua Harry Dannemberg.
Discusão sobre post