Em tempos com tantas tecnologias é de suma importância considerar quais profissões irão permanecer no mercado de trabalho ao longo dos anos.
A enfermagem é uma categoria composta por níveis profissionais como: enfermeiro, técnico e auxiliares de enfermagem. Todos são engajados e responsáveis por proporcionar um cuidado com uma lente apropriada para olhar as necessidades dos indivíduos, nas mais diferentes vertentes, considerando a diversidade cultural.
Por ser uma categoria que possui habilitação jurídica legal, suas ações são permeadas pela habilidade técnica, pelo conhecimento, mas igualmente pelas atitudes, que envolvem respeito, ética.
Desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
Com um extenso campo para atuação profissional dentre eles: hospitais, laboratórios, clínicas de estética, creches, UBS – Unidade básica de saúde, CAPS -Centro de Atenção psicossocial, UPA -Unidade de Pronto atendimento, entre outros.
Devido à sua especificidade e particularidade, o cuidado somente pode ser prestado por humanos, por isso, nem mesmo a mais alta tecnologia, com inteligência artificial de ponta, pode substituí-lo.
As máquinas, equipamentos, dos mais básicos aos mais
sofisticados, apenas servem de apoio, pois o cuidado o olhar e o agir do profissional é imprescindível.
Este fato implica em maior empregabilidade, com menor risco de substituição robótica no futuro. Há também que se ressaltar o adoecimento populacional, que cada vez mais aumenta em número e complexidade.
Em toda história humana, sempre houve e sempre haverá alguém necessitando de cuidado e alguém que deverá desempenhar o papel de cuidador.
O alto potencial para inserção no mercado de trabalho e a manutenção do vínculo empregatício, com garantias trabalhistas jurídicas, menor índice de informalidade, e a necessidade de estar habilitado legalmente para o exercício da profissão, faz da
categoria enfermagem, um eixo pragmático, a espinha dorsal do cuidado com o outro, do restabelecimento da saúde do indivíduo, o que implica diretamente na economia do país e na renda das famílias, contribuindo para a transformação da sociedade como
um todo.
Discusão sobre post